- Comunicado conjunto foi emitido pelo Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, pelo banco central da China e pela Administração Nacional de Regulação Financeira
- Novas regras flexibilizam políticas hipotecárias para apoiar o mercado imobiliário
Autoridades chinesas anunciaram nesta sexta-feira (25) a flexibilização adicional das políticas hipotecárias para apoiar o mercado imobiliário, permitindo que membros da família que não possuem propriedade em uma cidade se qualifiquem para a política de crédito para compradores de primeira casa, independentemente de terem ou não solicitado um empréstimo imobiliário anteriormente.
De acordo com um comunicado emitido pelo Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, o banco central da China e a Administração Nacional de Regulação Financeira, membros da família que não têm propriedade em uma cidade são elegíveis para a política de crédito para compradores de primeira casa, independentemente de terem ou não solicitado um empréstimo imobiliário anteriormente.
Te podría interesar
Uma cidade, uma estratégia
A política será incluída no conjunto de ferramentas de políticas de "uma cidade, uma estratégia", e o governo da cidade pode decidir se adota ou não a política, de acordo com o comunicado.
Um oficial do Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural afirmou que a política permitirá que mais compradores de imóveis desfrutem de taxas de entrada e juros preferenciais para empréstimos imobiliários de primeira aquisição, o que ajudará a reduzir o custo da propriedade para os residentes e a atender melhor à demanda daqueles que buscam entrar no mercado pela primeira vez ou melhorar suas habitações.
Te podría interesar
No mesmo dia, o Ministério das Finanças, juntamente com outros dois órgãos, divulgou um comunicado estendendo a política de apoio de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2024, com foco em reduções de imposto de renda individual para aqueles que se mudam entre propriedades.
Contribuintes que adquiriram um imóvel após vender a propriedade anterior dentro de um ano podem obter um reembolso do imposto de renda individual pago pela habitação anterior.
Política pode estabilizar mercado imobiliário
Os especialistas observaram que a emissão da política de apoio está alinhada com as expectativas do mercado, o que desempenhará um papel importante em estabilizar ainda mais o setor imobiliário do país em meio à sua recuperação gradual, além de orientar melhor a implementação subsequente e a formulação de políticas para governos locais em todo o país.
A política marca o primeiro relaxamento nacional da política de crédito imobiliário após a reunião de definição de tom do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) no final de julho e a recente reunião executiva do Conselho de Estado, o que terá um "efeito imediato" no mercado imobiliário da China, disseram os observadores.
"Está em conformidade com a direção política do governo central para o mercado imobiliário e as expectativas há muito aguardadas pelo mercado por mais apoio, portanto, o efeito no mercado deve ser visível em breve", afirmou Yan Yuejin, diretor de pesquisa no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da China E-house, sediado em Xangai.
Com informações do Global Times