CHINA EM FOCO

China reage a ajuda militar dos EUA a Taiwan

Governo chinês notifica formalmente Washington por envio de pacote de ajuda militar de 345 milhões de dólares para o território insular e adverte que sejam interrompidos contatos militares com Taipei

Créditos: Xinhua - Porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Tan Kefei
Escrito en GLOBAL el

A China se opõe resolutamente à ajuda militar dos Estados Unidos à região de Taiwan e apresentou representações solenes a Washington. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Tan Kefei, nesta terça-feira (1º)

Ele fez os comentários ao comentar sobre o pacote de ajuda militar de Washington no valor de 345 milhões de dólares para a região de Taiwan.

Tan enfatizou que a questão de Taiwan diz respeito aos interesses centrais da China e é uma linha vermelha nas relações entre China e EUA que não deve ser cruzada.

"Por uma mentalidade hegemônica e pensamento de Guerra Fria, algumas forças do lado dos EUA continuaram a fortalecer os laços militares com a região de Taiwan por meio de vendas de armas, assistência militar e treinamento, encorajando e instigando ações provocativas pelas forças separatistas que intensificaram a tensão e confrontação no estreito de Taiwan", disse ele.

A China pede aos EUA que interrompam todas as formas de contato militar com a região de Taiwan e que evitem seguir por um caminho equivocado e perigoso, disse ele.

As rodas da história estão avançando em direção à reunificação da China, e nenhum indivíduo ou força pode detê-la, acrescentou.

O Exército de Libertação Popular presta atenção especial à situação no Estreito de Taiwan, mantém um alto nível de alerta o tempo todo, defende resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial e protege firmemente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan.

Com informações da CGTN

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar