CHINA EM FOCO

China apoia esforços da ONU para normalizar exportação de grãos e fertilizantes da Rússia e Ucrânia

No Conselho de Segurança das Nações Unidas, potência asiática defende iniciativa do Grão do Mar Negro, que pode ter papel importante para estabilizar preço global de alimentos

Créditos: Xinhua - Geng Shuang, representante permanente adjunto da China nas Nações Unidas
Escrito en GLOBAL el

A China apoia os esforços do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para promover a retomada precoce das exportações de grãos e fertilizantes da Rússia e da Ucrânia. A declaração foi feita pelo representante permanente adjunto da China na ONU, Geng Shuang, durante o encontro do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia na quarta-feira (26).

"A Iniciativa do Grão do Mar Negro e o memorando de entendimento sobre as exportações de alimentos e fertilizantes russos desempenham um papel importante na estabilização dos preços globais dos alimentos, na manutenção da segurança alimentar global e no aprimoramento do fornecimento de alimentos para os países mais vulneráveis", disse Geng.

Observando que ainda existe oportunidade para a retomada do acordo, Geng pediu à comunidade internacional que intensifique seu senso de urgência e pressione as partes para intensificar o diálogo e as consultas, abordar as preocupações mútuas e trabalhar pela retomada precoce das exportações de grãos e fertilizantes russos e ucranianos.

Na segunda-feira (24), Guterres pediu à Rússia que retorne a um acordo que permita a exportação segura de grãos ucranianos pelo Mar Negro, de acordo com uma proposta que ele fez ao presidente russo Vladimir Putin.

A Rússia saiu do acordo há uma semana, alegando que as exigências para melhorar suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes não foram atendidas e que não havia grãos suficientes da Ucrânia chegando aos países mais pobres sob o acordo do Mar Negro.

Com informações da CGTN

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar