Os jovens na China têm demonstrado maior respeito ao código de conduta no ciberespaço, à medida que as empresas e plataformas de internet têm feito mais esforços para regular efetivamente o comportamento online, de acordo com um relatório sobre o desenvolvimento da civilização na internet.
O "Relatório de Desenvolvimento da Civilização da Internet na China 2023", divulgado nesta terça-feira (18), afirmou que um sistema administrativo abrangente para o ciberespaço foi estabelecido no país.
Te podría interesar
Os mecanismos para relatar e lidar com a propagação de rumores online têm sido continuamente aprimorados, proporcionando às pessoas um ambiente saudável no ciberespaço, segundo o relatório, divulgado durante a Conferência de Civilização da Internet da China de 2023, que acontece em Xiamen, província de Fujian, nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19).
No discurso de abertura da conferência, Li Shulei, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e chefe do Departamento de Propaganda do Comitê Central do PCCh, afirmou que um ambiente saudável no ciberespaço requer a plena utilização das últimas tecnologias, incluindo big data e inteligência artificial, para promover ainda mais a cultura tradicional e contemporânea chinesa.
Te podría interesar
É particularmente importante ajudar os jovens a aprenderem mais sobre como utilizar a internet com segurança, em conformidade com a lei, e se opor a comportamentos online negativos e ilegais, disse Li.
"Mais leis e regulamentos sobre a internet serão elaborados para apoiar a administração do ciberespaço. Além disso, pesquisas sobre como regular novas tecnologias e aplicativos, incluindo inteligência artificial e ferramentas de comunicação, devem ser realizadas antecipadamente para prevenir riscos", afirmou.
De acordo com o relatório, o ciberespaço tornou-se uma plataforma fundamental para promover valores sociais positivos, que são compartilhados pelos mais de 1 bilhão de usuários da internet na China.
Zhuang Rongwen, chefe da Administração do Ciberespaço da China, afirmou que o país continuará a implementar medidas para combater comportamentos online incivilizados. Além disso, operações regulares e de longo prazo serão conduzidas para garantir um ambiente de internet limpo.
Além da cerimônia de abertura, a conferência, com o tema "unindo a força da civilização para avançar em uma grande jornada", inclui um fórum de cúpula, 12 sub-fóruns e várias atividades, de acordo com a administração.
Aproximadamente 800 pessoas, incluindo autoridades governamentais, representantes de empresas de internet e organizações sociais, especialistas e usuários da internet, esperam trocar ideias sobre questões relacionadas à internet no evento, como combater rumores, turismo digital, proteção de informações pessoais e segurança de dados.
Civilização na rede
Fortalecer a construção da civilização na rede é uma tarefa importante na construção da civilização moderna da nação chinesa. Quando todo o PCCh e todo o país estudam e implementam profundamente o espírito do discurso de Xi Jinping, o relatório é divulgado para fortalecer a construção da civilização na rede, construir um espaço de rede claro e nítido e melhorar a qualidade da rede. O grau de civilização possui um significado positivo.
Em 2021, o governo chinês emitiu um documento intitulado as "Opiniões sobre o Fortalecimento da Construção da Civilização na Internet" para esclarecer ainda mais a ideologia orientadora, os objetivos de trabalho, as principais tarefas e as garantias para a construção da civilização na internet no país asiático. Todas as regiões e departamentos têm inovado continuamente ideias, métodos, sistemas e mecanismos de acordo com a situação atual.
A construção da civilização na rede da China alcançou resultados frutíferos, conquistas destacadas e resultados notáveis. A energia positiva no ciberespaço é mais abundante, o sistema abrangente de governança da rede está basicamente estabelecido, o estilo civilizado é mais proeminente e um novo padrão de toda a sociedade para construir e compartilhar um belo lar espiritual online está tomando forma.
Este ano, o Instituto de Pesquisa do Ciberespaço da China sistematicamente organizou e resumiu a ideologia orientadora, o design de alto nível, as principais realizações e as principais experiências da construção da civilização na internet do país e produziu o "Relatório de Desenvolvimento da Civilização da Internet na China 2023".
O documento exibe panoramicamente a prática viva e as realizações notáveis do país em oito aspectos do pensamento de liderança no ciberespaço, construção cultural, construção moral, normas de comportamento, construção legal, construção ecológica, criação de civilização e intercâmbio e aprendizado mútuo.
Oito pontos do relatório
- A bandeira ideológica do ciberespaço é levantada ainda mais alto para promover vigorosamente a teoria inovadora do PCCh de "entrar nas casas das pessoas comuns" para fazer um bom trabalho na divulgação online dos discursos, atividades e obras importantes de Xi Jinping, manter a integridade e inovar para contar a história principal e realizar uma divulgação temática importante com apoio de centenas de milhões de internautas para unidade e avanço.
-
A construção da cultura no ciberespaço está florescendo com adesão aos valores centrais socialistas para liderar a construção do conteúdo da rede, usar a tecnologia para capacitar os serviços culturais públicos da rede para atualização e melhoria. A indústria cultural da rede avança vigorosamente, obras culturais da rede continuam a surgir, a cultura tradicional chinesa floresce e continua a satisfazer a necessidade de alta qualidade de cultura espiritual do povo.
-
A demonstração moral no ciberespaço é plenamente demonstrada com a promoção aprofundada online de modelos de época, modelos morais e ações filantrópicas de pessoas comuns, aceleração da construção de integridade online e implementação aprofundada de projetos de bem-estar público online. A construção da moralidade no ciberespaço tornou-se uma prática comum.
-
O código de conduta no ciberespaço continua sendo fortalecido. A responsabilidade principal das plataformas de sites foi reforçada e as empresas de internet alcançaram resultados notáveis em autodisciplina e responsabilidade social corporativa. Continuar a promover a construção da ética na rede, fortalecer as normas de comportamento online e a alfabetização online de grupos-chave como adolescentes foi significativamente aprimorada.
-
O ambiente ecológico do ciberespaço está se tornando cada vez mais claro. Adere-se ao planejamento sistemático, governança abrangente e avanço sistemático, estabelecendo basicamente um sistema abrangente de governança da rede, realizando uma série de ações especiais como "Qinglang" em profundidade, focando na retificação de diversos problemas e caos e continuando a aprimorar mecanismos de trabalho como refutação de boatos online e relatórios online. A ecologia continua sendo positiva e favorável.
-
A construção do Estado de Direito no ciberespaço avançou de forma abrangente. A sistematicidade, integridade, sinergia e oportunidade da legislação online são continuamente aprimoradas, a aplicação da lei online é forte e eficaz, a justiça judicial online é mais proeminente e a consciência jurídica e o conceito de Estado de Direito de todo o povo estão constantemente melhorando.
-
O estabelecimento da civilização no ciberespaço alcançou resultados positivos. O projeto de esforçar-se para ser um bom cidadão online na China foi realizado em profundidade, e a promoção de atividades de criação da civilização espiritual em massa foi estendida para a internet. As atividades da marca de civilização na rede têm sido brilhantes, a civilização na rede de base alcançou resultados frutíferos, e o padrão de trabalho de toda a sociedade para construir e compartilhar a civilização na rede está tomando forma.
-
Aprofundar e expandir as trocas e o aprendizado mútuo no ciberespaço. Implementar completamente a iniciativa de civilização global proposta pelo secretário-geral, melhorar a eficácia da comunicação internacional na internet, focar em contar histórias chinesas, transmitir valores chineses e demonstrar espírito chinês, aprofundar as trocas e a cooperação internacional no ciberespaço e construir uma comunidade de futuro compartilhado no ciberespaço.
Com informações da Xinhua e China Daily