CHINA EM FOCO

De uma cidade industrial monótona à 'cidade natal' do rock'n'roll

Shijiazhuang, capital da província de Hebei, no norte da China, ganha status na cena do rock e da música pop chinesa

Créditos: Global Times - Liu Xiangya (ilustração)
Escrito en GLOBAL el

A música conduziu Shijiazhuang, capital da província de Hebei, no norte da China, a uma cidade com um status significativo na cena do rock e da música pop chinesa, de volta aos holofotes.

O nome da cidade, Shijiazhuang, que se traduz de forma bem-humorada como "cidade natal do rock", foi recentemente utilizado pelas autoridades locais como um jogo de palavras para descrever a cena musical da cidade como a "cidade natal do rock", uma conexão que os jovens na China adoram, assim como abraçam apaixonadamente tudo o que exala interesse, vitalidade e criatividade.

A relação entre Shijiazhuang e a música rock chinesa remonta ao surgimento de duas revistas consideradas guias para os amantes de música rock na China. A primeira, Tong Su Ge Qu (Canções Populares), foi estabelecida em 1984, e a segunda, Wo Ai Yao Gun Yue (Eu Amo Música Rock), foi lançada em 1999.

Ambas as revistas desempenharam um papel crucial na popularização do rock chinês. Localizada a cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Pequim, Shijiazhuang desfruta de uma vantagem geográfica única como um refúgio para a música rock, muitas vezes chamada de "quintal do rock de Pequim". Muitos dos roqueiros mais famosos da capital iniciaram sua jornada na cidade industrial.

Rock no metrô

Na manhã do último domingo (16), roqueiros fizeram uma aparição surpresa na estação Beiguo Shopping Mall, no metrô de Shijiazhuang. Embarcando em um trem da Linha 1, eles começaram a tocar os clássicos "Xihuan Ni" (Eu Gosto de Você) e "Huozhe" (Vivo). Aos poucos, os passageiros começaram a cantarolar junto com os músicos, e o vagão do metrô foi envolvido pelas melodias, infundindo a manhã de domingo com uma energia vibrante.

Essa cena notável de rock'n'roll representou o início de um plano significativo. Este antigo centro de indústria pesada no norte da China habilmente aproveitou a palavra-chave cultural "rock" e embarcou em uma jornada criativa para se estabelecer como a cidade natal do rock, anunciando uma série de concertos e performances em locais públicos e nos transportes públicos. A série de apresentações deve durar até outubro.

Rock e economia

A criação dessa iniciativa de "Cidade Natal do Rock" não apenas proporciona um espaço para as emoções, talentos e fortunas dos jovens, mas, mais importante, transmite uma mensagem: a cidade chinesa está criativamente aproveitando os interesses culturais e a estética de sua jovem população para iniciar um renascimento econômico urbano.

Cada nova criação excepcional, o surgimento de uma nova banda ou o ressurgimento de uma música antiga têm o potencial de desencadear novos milagres econômicos, especialmente quando a música é inspiradora e enérgica.

Essa abordagem representa uma evolução significativa em relação às práticas das décadas anteriores, quando "a cultura fornece o palco, e a economia se apresenta" parecia priorizar a cultura como um truque para atividades de promoção de investimentos, com a cultura desempenhando um papel de apoio ou introdutório.

A abordagem mais recente de Shijiazhuang é mais parecida com permitir que a cultura siga sua própria natureza, e é essa própria natureza que traz uma tremenda vitalidade para a sociedade. É dentro dessa vitalidade que inúmeros milagres econômicos nascem.

Cultura local

Um exemplo recente perfeito é a explosão repentina de popularidade da cena de churrasco em Zibo, na província de Shandong, no leste da China. Os elogios dos jovens nas redes sociais para os costumes populares simples e honestos da cidade convergiram para uma forte identificação com a indústria culinária local.

Quando um grande número de turistas se dirigiu a Zibo, o governo local aproveitou habilmente a oportunidade, apresentando uma imagem harmoniosa de governança eficiente e cooperação amigável dentro do setor de serviços.

Num instante, essa cidade industrial relativamente desconhecida se transformou em um importante impulsionador do crescimento econômico. Claramente, essa prática impulsionada pela cultura de comunicação emocional supera qualquer embalagem comercial elaborada em sua capacidade de estimular a economia.

Shijiazhuang aposta alto em suas conexões com a história do rock para atrair pessoas que normalmente não seriam atraídas por uma cidade industrial do norte. Isso trará não apenas um aumento no consumo, mas, mais importante, um sentimento de otimismo e confiança. Esse é o elemento mais crucial em jogo aqui.

Com informações do Global Times