Em uma pesquisa recente sobre a orientação profissional dos jovens chineses, mais de 60% dos entrevistados afirmaram que gostariam de aproveitar as oportunidades em setores emergentes, como o de influenciadores da internet ou transmissões ao vivo. Quando as notícias sobre a pesquisa viralizaram na mídia nesta segunda-feira (10), elas geraram discussões acaloradas nas redes sociais chinesas.
Alguns internautas atribuíram o resultado à intensa competição no atual mercado de trabalho, mas, em uma perspectiva mais ampla, analistas disseram que isso reflete a mente aberta e a tendência de diversificação entre os jovens em comparação com as gerações mais antigas ao buscar empregos.
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A participação de talentos mais altamente educados também ajudaria a melhorar a qualidade geral da indústria, apontaram os analistas. Ao mesmo tempo, eles pediram que os jovens tenham cautela ao procurar emprego, observando que se tornar um influenciador da internet não é tão fácil ou lucrativo como alguns jovens pensam.
Realizada na plataforma Sina Weibo, a pesquisa recebeu feedback de quase 10 mil entrevistados. Outros 38,4% dos entrevistados disseram que nunca considerariam se tornar influenciadores da internet ou apresentadores de transmissões ao vivo.
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Rápido desenvolvimento de plataformas
Isso é um resultado natural considerando o rápido desenvolvimento de plataformas de transmissões ao vivo e vídeos curtos na China, disse Zhou Haiwang, diretor adjunto do Instituto de População e Desenvolvimento da Academia de Ciências Sociais de Xangai, ao Global Times. Zhou também destacou que uma tendência orientada para o mercado está ganhando força no campo do emprego na China.
De acordo com um relatório sobre a indústria de transmissões ao vivo e vídeos curtos da China divulgado em maio pela Associação Chinesa de Artes Performáticas (Capa, da sigla em inglês), a receita na indústria alcançou US$ 27,5 bilhões em 2022, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
Até 2022, havia mais de 150 milhões de contas de apresentadores de internet, criando mais de 100 milhões de oportunidades de emprego. O número de candidatos a emprego em grandes empresas de transmissões ao vivo da China e plataformas de vídeos curtos superou 500 mil durante o mesmo período, de acordo com o relatório.
Apenas em 2022, foram criadas 10,32 milhões de novas contas em plataformas de transmissões ao vivo e vídeos curtos no país, diz o documento.
Mente aberta para procurar empregos
Alguns analistas veem os jovens ansiosos para ingressar na indústria de transmissões ao vivo e vídeos curtos como um sinal positivo de que os jovens chineses estão se libertando dos grilhões do pensamento tradicional de que os graduados universitários bem-educados devem encontrar um "emprego estável" ou "empregos brilhantes em arranha-céus". Eles estão mais abertos e mente aberta ao procurar empregos, disseram os analistas.
A participação de mais graduados universitários também melhorará a qualidade geral dos trabalhadores na indústria, afirmou Chen Lixia, consultora sênior em desenvolvimento de talentos, citada pela mídia. Ela mencionou o caso de Dong Yuhui, um professor e apresentador de transmissões ao vivo da New Oriental Education, como exemplo.
Dong se tornou um grande sucesso na popular plataforma de vídeos curtos Douyin em junho de 2022, ao apresentar produtos tanto em chinês quanto em inglês. Muitos consumidores chineses disseram que nunca imaginaram que poderiam aprender inglês enquanto fazem compras online.
O apresentador bilíngue ganhou popularidade, conquistando mais de 1,3 milhão de fãs em apenas três dias, tornando as transmissões culturais uma tendência na China.
Não é fácil ser influenciador
Os jovens devem ser incentivados a buscar mais oportunidades e empregos que correspondam aos seus interesses, suas áreas de estudo ou seus planos de carreira. Juntamente com o desenvolvimento da indústria de transmissões ao vivo e vídeos curtos, algumas grandes empresas também estão formando suas próprias equipes de transmissões ao vivo, o que traz melhores perspectivas de desenvolvimento para profissionais bem-educados na indústria, observou Zhou Haiwang.
No entanto, Zhou alertou os jovens a terem cautela ao procurar emprego e não entrarem na indústria apenas porque parece lucrativa.
Na verdade, não é fácil para nenhum influenciador ter sucesso.
De acordo com o relatório da Capa, 96,2% das pessoas cuja principal fonte de renda era a realização de transmissões ao vivo ganharam menos de 5.000 yuan por mês em 2022, cerca de US$ 690. Enquanto isso, apenas 0,4% dos apresentadores de transmissões ao vivo da China conseguem ganhar mais de 100 mil yuan por mês, equivalente a mais de US$ 13.800.
O dividendo da indústria está diminuindo após o rápido desenvolvimento dos anos anteriores, e a indústria agora entrou em um período de transição, passando de um estado de caos para uma gestão regulamentada. Os jovens precisam de pensamento racional e planejamento de longo prazo antes de ingressar na indústria neste momento. Eles também precisam aprimorar suas diversas habilidades ao trabalhar na indústria para buscar um melhor desenvolvimento no futuro, afirmaram os analistas.
Com informações do Global Times