O exame vestibular nacional da China, conhecido como 'Gaokao', começou nesta quarta-feira (7) com 12,91 milhões de inscritos, um aumento de 980 mil em relação ao ano passado, tornando-se o maior da história chinesa, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação.
O ministério pediu às autoridades locais que garantam que o exame ocorra de forma segura e justa. Também tem sido proativo em responder às diversas circunstâncias dos candidatos, categorizando os locais de exame de acordo e garantindo o fornecimento de locais de exame de backup e pessoal relevante.
Te podría interesar
Cerca de 10 mil alunos com deficiência em todo o país receberam acomodações especiais para garantir acesso e participação no exame.
Reformas para o bem-estar de estudantes
O vestibular nacional da China tem passado por reformas desde seu início, em 1952. Até 29 regiões de nível provincial no país atualmente adotam uma série de medidas de reforma em termos de conteúdo, formato e métodos de inscrição.
Uma parte das reformas é permitir que os alunos escolham entre mais de uma dúzia de combinações de disciplinas, em vez de apenas disciplinas de artes liberais e ciências, para que possam se destacar em sua verdadeira área de interesse.
No geral, as reformas têm o objetivo de realizar uma avaliação abrangente dos alunos com foco em habilidades sociais e aprendizagem orientada para a pesquisa, fornecendo avaliação personalizada e abrangente de cada aluno.
As admissões com base na "avaliação abrangente" começaram em universidades selecionadas no município de Xangai, no leste da China, e na província de Zhejiang, no leste do país, como parte de seus esforços de reforma. A Universidade de Zhejiang implementou uma abordagem de três frentes para avaliar os candidatos: 85% de ponderação é dada à pontuação do Gaokao, 5% à pontuação acadêmica e 10% ao desempenho da entrevista.
Tendências do Gaokao
Com base em dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), a taxa de admissão para programas regulares de graduação em 2022 foi de cerca de 85%, o que significa que mais alunos tiveram a oportunidade de receber educação superior.
De acordo com dados do gigante chinês de buscas Baidu, fatores como reputação da escola, força abrangente, taxa de emprego, taxa de retenção da escola e qualidade do corpo docente são fatores cruciais que influenciam a escolha das escolas pelos candidatos.
Além disso, as disciplinas relacionadas à engenharia continuam populares, enquanto os cursos relacionados à administração estão gradualmente perdendo o charme. Nos últimos anos, a popularidade dos cursos na área médica também tem aumentado constantemente, de acordo com os dados de pesquisa de tendências do Baidu.
Os dados mais recentes da pesquisa de tendências do Baidu para 2023 mostram que a medicina clínica é a especialidade mais popular deste ano. De 2019 a 2021, a proporção de matrículas médicas ultrapassou 7%, marcando um aumento de 0,45 pontos percentuais em um período de dois anos.
Com informações da CGTN