O casal brasileiro de pesquisadores Isis Paris Maia e Diego Pautasso estão em Xangai, na China, para participar do Seminário de Inovação em Ciência e Tecnologia para Países Latinos Americanos promovido pela Escola de Negócios de Shanghai.
Pelas redes sociais, Isis compartilhou o registro da participação dela e de Pautasso no evento e destacou que o tema do seminário converge com o tema central da pesquisa que conduzem sobre a China.
Te podría interesar
"O assunto converge com nossa agenda de pesquisa sobre o uso de tecnologias para governança digital (tal como big data) e o tema do meu doutorado, que discutirá como o governo chinês utiliza essa tecnologia para a participação popular na formulação de políticas públicas", escreveu Isis.
Ela também escreveu que o casal considera a governança digital um feito que não vai regredir, assim como o uso da internet e digitalização dos processos. Para ela, a questão é como os países utilizarão a ferramenta, no caso em questão a tecnologia para o desenvolvimento.
Te podría interesar
O cronograma das atividades de Isis e Pautasso no centro financeiro da China, além de aulas com renomados nomes, inclui visitas de campo, como ao centro de Supercomputação de Xangai, Parque Tecnológico de NeoBay e Zhujiajiao, uma área de revitalização rural que se integrou a industria e a cidade através da tecnologia.
Quem é o 'Casal China'
Isis Paris Maia é historiadora (2020) e mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente participa dos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Gestão Municipal (NUPEGEM-UFRGS) e GChina (Universidade de Brasilia). Ela desempenha a função de assessora de Políticas Públicas na Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Diego Pautasso é pós-doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais (2018), doutor (2010) e mestre (2006) em Ciência Política e Graduado (2003) em Geografia pela UFRGS. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS), do Centro de Estudos da América Latina e Caribe da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudoeste (Sichuan/China) e da Especialização em Relações Internacionais (UFRGS-Comando Militar do Sul). Atualmente é professor de Geografia do Colégio Militar de Porto Alegre. É autor do livro "China e Rússia no Pós-Guerra Fria" e co-autor de "Teoria das Relações Internacionais: contribuições marxistas".
Escola de Negócios de Xangai
A Escola de Negócios de Xangai (SBS, da sigla em inglês), anteriormente conhecida como Filial Leste da Escola de Administração Tributária do Governo Central, fundada em 1950, é uma instituição pública de ensino superior orientada para a aplicação prática, com foco distintivo em estudos empresariais.
Atualmente, a escola tem quatro campi (Campus de Fengpu, Campus de West Zhongshan Road, Campus de Caobao Road e Campus de Guoquan Road) e um ponto escolar na Fuzhou Road. Conta com mais de oito mil estudantes em tempo integral e um total de 783 membros do corpo docente e administrativo. A escola estabeleceu 13 faculdades de nível secundário e 31 especialidades de graduação. Atualmente, oferece dois programas de mestrado, em gestão de turismo e negócios internacionais.