CHINA EM FOCO

Davos de Verão: China apresenta caminhos para humanidade navegar por tempos difíceis

Primeiro-ministro chinês, Li Qiang, discursa na abertura de evento do Fórum Econômico Mundial, a 14ª Reunião Anual dos Novos Campeões, realizada em Tianjin, norte da China

Créditos: Xinhua - Primeiro-ministro chinês, Li Qiang, discursa na abertura do Fórum Davos de Verão
Escrito en GLOBAL el

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, proferiu um discurso de abertura na 14ª Reunião Anual dos Novos Campeões, também conhecida como Davos de Verão, na cidade de Tianjin, no norte da China, nesta terça-feira (27). Ele ofereceu quatro observações sobre como a humanidade pode navegar pelos tempos turbulentos em que o mundo se encontra em uma encruzilhada histórica.

Xinhua - Li Qiang discursa na abertura do Davos de Verão

"Acredito que podemos tirar lições muito importantes das transformações ocorridas no mundo nos últimos anos", disse Li

Mais de 1.500 participantes do setores empresarial, governamental, organizações internacionais e academia estão reunidos para o evento que prossegue até a próxima quinta-feira (29) e tem como tema central "Empreendedorismo: A Força Motriz da Economia Global".

Quatro perspectivas da China para navegar por tempos difíceis

1. Comunicação

Em primeiro lugar, Li pediu uma melhor comunicação e trocas entre a comunidade internacional.

"A falta de comunicação efetiva e a ausência de uma percepção abrangente, holística e objetiva podem facilmente resultar em preconceito e até mesmo estereótipos", afirmou o premier.

2. Cooperação

Em segundo lugar, ele destacou a solidariedade e a cooperação após o mundo ter passado pelos choques das crises globais.

"Como uma comunidade com um futuro compartilhado, devemos valorizar os ganhos da cooperação, abraçar o conceito de cooperação ganha-ganha e trabalhar juntos para enfrentar esses desafios globais e promover o progresso humano", pontuou Li.

3. Abertura

Em terceiro lugar, o premiê observou que, depois de passar pelas reviravoltas da globalização econômica, todos os países devem valorizar mais a abertura e a cooperação.

"A globalização econômica é uma tendência histórica.Apesar das dificuldades e resistências, a tendência geral da globalização econômica continua avançando", observou o primeiro-ministro chinês.

4. Paz

O quarto ponto apresentado pelo primeiro-ministro chinês foi que a paz e a estabilidade devem ser valorizadas após a experiência de ansiedade causada por conflitos e instabilidade.

Ele instou a um esforço sólido para defender firmemente a equidade e a justiça, trabalhar duro para resolver o dilema de segurança e salvaguardar conjuntamente um ambiente de desenvolvimento pacífico e estável.

"Em resumo, o que falta no mundo de hoje é comunicação, não afastamento; cooperação, não confronto; abertura, não isolamento; paz, não conflito", elencou Li.

Ele pediu que os países avancem seguindo a lógica do progresso histórico, desenvolvam-se seguindo a maré dos tempos e trabalhem duro para construir um mundo ainda melhor.

Economia chinesa

Xinhua - Plateia do Fórum Davos de Verão

Ao falar sobre a economia chinesa, Li afirmou que a China tem sido uma importante fonte de ímpeto para o crescimento estável da economia mundial e continuará fornecendo uma forte dinâmica para a recuperação e o crescimento econômico mundial no futuro.

"A China deseja trabalhar com todos vocês para apoiar firmemente a globalização econômica, defender firmemente a economia de mercado, apoiar firmemente o livre comércio e direcionar a economia mundial para um futuro mais inclusivo, resiliente e sustentável. A China continuará a fornecer um forte dinamismo para a recuperação econômica e o crescimento do mundo a longo prazo", destacou o primeiro-ministro chinês.

A China ainda é o maior país em desenvolvimento do mundo, com uma população de mais de 1,4 bilhão de habitantes, descreveu Li.

"Nosso desenvolvimento ainda é desequilibrado e inadequado. No entanto, essa situação também é onde reside o potencial de desenvolvimento e espaço da China", disse o premier.

A China tem atuado com base na nova filosofia de desenvolvimento ao fomentar um novo paradigma de desenvolvimento em um ritmo mais acelerado e trabalhado duro para alcançar um desenvolvimento de alta qualidade, acrescentou o primeiro-ministro.

Espera-se que a China alcance a meta de crescimento econômico deste ano, em torno de 5%, com um crescimento no segundo trimestre superior ao do primeiro trimestre, antecipou Li.

"A China tem plena confiança e capacidade para alcançar um desenvolvimento estável e sustentado de alta qualidade de sua economia por um longo tempo", enfatizou.

A China continuará a expandir seu mercado e criar oportunidades de cooperação, fornecendo uma força motriz constante para a recuperação e o crescimento da economia global. Ao mesmo tempo, a China também oferecerá oportunidades de cooperação mutuamente benéficas para investidores de vários países, pontuou Li.

Futuro compartilhado 

Xinhua - Palestrantes do fórum

Li enfatizou que diante da experiência da comunidade internacional com os choques das crises globais, é preciso ainda mais valorizar a solidariedade e a cooperação. Ele comentou que, nos últimos três anos, todos os países lutaram intensamente contra a pandemia de Covid-19, o que demonstrou a poderosa força da humanidade se unindo e cuidando uns dos outros nos momentos difíceis.

O premier chinês frisou que diante de uma grande crise, nenhum país pode ficar ileso ou resolver os problemas por conta própria,. Ele acrescentou que a humanidade também enfrenta desafios globais, como mudanças climáticas, riscos de dívida, desaceleração do crescimento e disparidades de riqueza.

"Como uma comunidade com um futuro compartilhado, devemos valorizar as conquistas da cooperação, abraçar o conceito de cooperação ganha-ganha e trabalhar juntos para enfrentar esses desafios globais e promover o progresso humano", disse Li.

Empreendedorismo

Xinhua - Empreendedores participam do evento

Durante o evento, o premier chinês trocou ideias com empreendedores e afirmou que a sabedoria e a força dessas pessoas são indispensáveis para o desenvolvimento econômico e expressou o desejo de possam aprimorar sua compreensão sobre a China.

Li ressaltou que a China é um país grande aberto, inclusivo e honesto, que não apenas se dedica ao próprio desenvolvimento, mas também compartilha proativamente suas oportunidades com outros países. Ele destacou que o desenvolvimento do país asiático pode injetar estabilidade e energia positiva, trazendo uma sensação de segurança para o resto do mundo.

Ele enfatizou a importância de criar mais oportunidades de cooperação à medida que a China busca um desenvolvimento de alta qualidade. O primeiro-ministro frisou que o país trabalhará com todas as partes para promover o desenvolvimento de tecnologias de ponta e expandir novas áreas de cooperação para proporcionar um espaço novo e mais amplo para o investimento e o desenvolvimento de empresas.

"A China está disposta a trabalhar com empreendedores de todos os países para fortalecer as forças motrizes do desenvolvimento de alta qualidade por meio de abertura e cooperação de alto nível, acrescentando mais certeza à economia mundial", observou Li.

Os empreendedores presentes destacaram que a China é o mercado mais dinâmico, com enorme potencial de crescimento, e manifestaram disposição para participar do desenvolvimento de alta qualidade da economia chinesa.

O encontro é presidido pelo presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, por Klaus Schwab. Participam da conferência a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, e mais de 120 empreendedores de mais de 20 países e regiões.

Com informações da Xinhua