CHINA EM FOCO - ESPECIAL CULTURA CHINESA

Antiga empresa estrangeira vira museu em um dos centros financeiros da China

Parque do Patrimônio do Porto de Abertura é um complexo em Chongqing, no sudoeste do país, que abriga prédio secular que mescla estilos chinês e ocidental

Créditos: China News Service - Prédio construído por Archibald Little em 1896 que hoje funciona como museu
Escrito en GLOBAL el

Chongqing é o maior e mais populoso dos quatro municípios da República Popular da China com status de província. É a principal cidade no sudoeste do país asiático e um dos cinco centros econômicos chineses. Geograficamente, está estrategicamente posicionada como uma porta de entrada para o oeste da China, uma conexão chave no Cinturão Econômico do Rio Yangtze e uma base estratégica para a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, da sigla em inglês) da China, a Nova Rota da Seda.

Administrativamente, é um dos quatro municípios com administração direta – os outros três são Pequim, Xangai e Tianjin. Ter administração direta significa que são municípios diretamente controlados pelo Partido Comunista Chinês (PCCh), isto é, as gestões de todos eles são feitas diretamente pelo governo central.

O município também é a principal base de manufatura modernizada do país asiático e um centro de transporte internacional no oeste da China.

Nesta cidade está localizado o Parque do Patrimônio do Porto de Abertura de Chongqing, na margem sul do rio Yangtze, em Ma'anshan, na Rua Nanbin, onde há cerca de 130 anos ficavam comerciantes estrangeiros para fazer negócios.

Xinhua - Prédio onde funcionava a empresa de Archibald Little hoje é museu

Entre as atrações deste local está um edifício ocidental de três andares coberto por cumeeiras - parte mais elevada de um telhado - tradicionais chinesas. Trata-se de um antigo conjunto de locais da Empresa Estrangeira Lidele que é uma relíquia representativa que testemunhou a história da abertura do porto de Chongqing.

Construída em 1896 pelo empresário britânico de Manchester Archibald John Little (1838-1908), a estrutura, um prédio de 800 metros quadrados, já funcionou como uma renomada empresa estrangeira, que foi também foi a primeira na cidade quando o porto foi inaugurado.

Quem foi Archibald John Little

Reprodução internet - Archibald Little e esposa

Archibald John Little foi à China pela primeira vez em 1859 como provador de chá para uma empresa alemã. O britânico escreveu livros sobre suas viagens na China e abriu a Empresa Estrangeira Lidele em Chongqing. Ele  pouco falava chinês, mas era um grande conhecedor da cultura chinesa. Ele desempenhou um papel importante na promoção de intercâmbios comerciais e culturais entre a China e o Ocidente há mais de 100 anos.

Relíquia cultural

Xinhua - Interior do prédio

O antigo local da empresa de Archibald foi listado como relíquia cultural sob proteção municipal de Chongqing. Em outubro de 2020, o governo local decidiu restaurar o local para atualizar a estrutura centenária. Com o prédio reparado com sucesso, o governo local o transformou em um museu de história.