CHINA EM FOCO

Modernização chinesa: conheça a próxima zona piloto da China

Agrupamento regional das cidades Pequim-Tianjin-Hebei pode ser a solução da potência asiática para o 'mal-estar das grandes cidades'’ que aflige, por exemplo, a capital nacional chinesa

Créditos: Xinhua - Xi Jinping visita um porto de carvão na província de Hebei, norte da China
Escrito en GLOBAL el

Chamada pelos chineses de 'Jing-Jin-Ji', o agrupamento regional formado por Pequim, Jing; Tianjin, Jin; e Hebei, Ji, é considerado a solução da China para o "mal-estar das grandes cidades", a começar pela capital nacional.

A estratégia-chave, iniciada em 2014, pretende que o cluster estabelecido na região 'Jing-Jin-Ji' transfira as funções não essenciais de Pequim para o local. A proposta é resolver problemas urbanos, como engarrafamentos e poluição na capital chinesa. 

Xiong'an, a cidade na província de Hebei, no norte da China, onde o presidente Xi Jinping fez uma visita nesta semana, desempenha um papel vital nessa estratégia.

O presidente chinês também inspecionou Cangzhou e Shijiazhuang, ambas na província de Hebei, nos dois dias seguintes. Sua turnê não apenas foi fundo nos campos de trigo, mas também cobriu um instituto de pesquisa de chips da China Electronics Technology Group Corporation, onde ele aprendeu sobre os esforços locais no desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.

'Desenvolvimento de alta qualidade'

Xi, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), elogiou as conquistas socioeconômicas da província de Hebei desde o 19º Congresso Nacional do PCCh, em 2017, instando a província a continuar cumprindo a importante tarefa de desenvolvimento de alta qualidade .

Ele fez as observações na sexta-feira (12) em um simpósio sobre o "desenvolvimento regional coordenado" da região de Pequim-Tianjin-Hebei.

Xinhua - Xi Jinping visita instituto de pesquisa da China Electronics Technology Group Corporation

Em sua visita ao instituto de pesquisa de chips em Shijiazhuang, Xi aprendeu sobre a pesquisa e desenvolvimento do instituto, pedindo mais esforços em setores científicos de ponta. O instituto realiza pesquisas sobre semicondutores desde 1956, criando mais de 60 produtos líderes no país.

O presidente disse que espera ver Hebei continuar avançando no desenvolvimento impulsionado pela inovação e fazer novos avanços na "transformação verde".

Desenvolvimento regional coordenado' de Jing-Jin-Ji

Xi disse no simpósio que a estratégia de desenvolvimento de 'Jing-Jin-Ji' coincide com a necessidade do desenvolvimento de alta qualidade da China na nova era e um caminho efetivo para a construção da modernização chinesa.

Xinhua - Xi Jinping aprende sobre cultivo de culturas tolerantes à seca e à alcalinidade na província de Hebei

Ao longo dos nove anos desde que a estratégia de "Jing-Jin-Ji" foi iniciada, resultados frutíferos foram alcançados nos principais campos de modernização industrial, gerenciamento de tráfego e proteção ambiental, elevando o PIB total da região para US$ 1,44 trilhão em 2022, um aumento de 1,8 vezes em relação a 2013.

Como um impulso adicional para o desenvolvimento de Hebei, o país anunciou o estabelecimento da Nova Área de Xiong'an em 2017, que fica a cerca de 100 km a sudoeste de Pequim e abrange três condados em Hebei.

Durante a visita de inspeção de quarta-feira (10) a Xiong'an, Xi enfatizou que o desenvolvimento da Nova Área de Xiong'an entrou em uma fase em que a mesma importância deve ser atribuída tanto à sua construção em larga escala quanto ao seu propósito de aliviar Pequim de funções não essenciais ao seu papel como a capital nacional.

Atualmente, as empresas estatais (SOEs, da sigla em inglês) administradas centralmente da China estabeleceram mais de 140 subsidiárias e filiais na área. Mais de três mil empresas registradas em Xiong'an têm um histórico de investimento de Pequim.

'Centro de Talentos'

"Xiong'an é uma cidade jovem com grande potencial", disse Zhao Can, funcionário da Hebei Xiongan Urban Construction. O ex-residente de Pequim decidiu se estabelecer em Xiongan com sua esposa.

Zhao está entre as centenas de milhares de jovens talentos atraídos para a área por suas políticas favoráveis, serviços públicos amigáveis e ambiente de vida "verde".

No simpósio, Xi pediu o avanço do "centro de talentos de alto nível" para o aglomerado da cidade, pedindo seu papel de modelo na realização da autossuficiência tecnológica.

O presidente também enfatizou a importância de um impulso mais completo e de alto nível para o emprego na região.

Ele expressou esperança de que o aglomerado de cidades alcance novos patamares no desenvolvimento coordenado da região de Pequim-Tianjin-Hebei, tornando-se um pioneiro e exemplo na busca da modernização chinesa.

Nova área de Xiong'an

Área: 1.770 km²

Distância: Cerca de 100 km, ou 50 minutos de carro de Pequim

População: Mais de 1,2 milhão (no final de 2020)

Linha do Tempo

  • 1 de abril de 2017 - Anúncio do estabelecimento da Nova Área de Xiong'an
  • 25 de dezembro de 2018 -  Autoridades centrais chinesas aprovam o plano diretor 2018-2035 para a Nova Área de Xiong'an
  • Dezembro de 2019 - Dois planos para a construção de uma área inicial na Nova Área de Xiongan são aprovados pelo governo central
  • 27 de dezembro de 2020 - A ferrovia intermunicipal Pequim-Xiongan é colocada em operação
  • Março de 2021 - Nova Área de Xiong'an lança um plano para atrair talentos, oferecendo políticas favoráveis
  •  Novembro de 2022 - Nova Área de Xiong'ananuncia suas conquistas na construção de uma cidade digital

Com informações da Xinhua e CGTN