CHINA EM FOCO

Inteligência Artificial: China vai intensificar uso da tecnologia para acelerar a modernização

Potência asiática aproveita as oportunidades da nova revolução científica e tecnológica para promover o desenvolvimento industrial e populacional de alta qualidade

Créditos: Reprodução internet
Escrito en GLOBAL el

O uso de tecnologias de ponta, como a Inteligência Artificial (IA), é central para a nova fase de desenvolvimento de alta qualidade da China. A potência asiática tem se empenhado para construir um sistema industrial moderno, holístico, avançado e seguro. Para isso, aproveita as oportunidades apresentadas pela nova revolução científica e tecnológica.

A modernização chinesa tem entre os objetivos se adaptar às exigências da coexistência harmoniosa entre humanos e natureza; manter e fortalecer as vantagens de um sistema industrial completo e forte capacidade de suporte; promover e agregar, de forma eficiente, fatores globais de inovação e impulsionamento do desenvolvimento inteligente, verde e integrado das indústrias.

A China vai acelerar os esforços para a construção de um sistema industrial moderno sustentado pela economia real e promover a modernização chinesa com o apoio do desenvolvimento de alta qualidade da população.

Essas diretrizes foram estabelecidas pela Comissão Central de Assuntos Financeiros e Econômicos (CCFEA) da China em encontro dirigido pelo presidente chinês, Xi Jinping, na última sexta-feira (5). 

Xi, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez as declarações ao presidir a primeira reunião do CCFEA sob o 20º Comitê Central do PCCh.

"Um sistema industrial moderno é a base material de um país moderno, e o foco do crescimento econômico deve estar na economia real para fornecer uma base material sólida para transformar a China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos", disse Xi.

Ele acrescentou que o desenvolvimento populacional é uma questão vital relacionada ao grande rejuvenescimento da nação chinesa, e esforços devem ser feitos para melhorar a qualidade geral da população e apoiar a modernização chinesa.

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang,  vice-diretor da CCFEA, também participou da reunião, na qual foram aprovados regulamento de trabalho do colegiado. O encontro ocorreu uma semana após reunião do Birô Político do Comitê Central do PCCh para analisar a atual situação econômica e o trabalho econômico da potência asiática.

Impulso para modernização industrial

Os participantes da reunião pediram esforços para o desenvolvimento integrado,  transformação e modernização das indústrias tradicionais e abertura e cooperação.

A China deve ajustar suas políticas industriais para o novo estágio de desenvolvimento e priorizar a segurança industrial. Foram pedidos esforços para aprimorar o design de alto nível em áreas de importância estratégica e coordenação de políticas.

O protagonismo das empresas na inovação científico-tecnológica deve ser assegurado com arranjos institucionais, enquanto maior atenção deve ser dada ao aprimoramento da aplicação de tecnologias na produção de grãos, segundo os participantes do encontro.

Os integrantes da comissão pediram esforços para aproveitar ao máximo as vantagens do mercado superdimensionado, com esforços para integrar as estratégias de expansão da demanda doméstica e desenvolvimento impulsionado pela inovação e promover a abertura e cooperação das cadeias industriais e de suprimentos.

Também foi enfatizada a importância de promover empresas de classe mundial na China e valorizar empreendedores de destaque.

Apoio ao desenvolvimento populacional de alta qualidade

O encontro apontou ainda que, atualmente, a China tem experimentado uma tendência de declínio da taxa de natalidade, envelhecimento populacional e diferenciação no crescimento populacional regional.

Esforços devem ser feitos para aperfeiçoar a estratégia de desenvolvimento populacional na nova era, entender, adaptar e orientar o novo normal de desenvolvimento populacional, melhorar a qualidade geral da população e manter uma taxa de natalidade e tamanho populacional adequados.

Durante a reunião foi enfatizado ainda que o país deve acelerar o desenvolvimento de recursos humanos modernos com boa qualidade, quantidade suficiente, estrutura otimizada e distribuição razoável, para que a modernização chinesa avance com o apoio do desenvolvimento de alta qualidade da população.

A China vai reformar ainda mais os serviços de educação e saúde, estabelecer um sistema de políticas sólidas para apoiar a maternidade, desenvolver serviços inclusivos de cuidados infantis, reduzir o fardo das famílias com filhos, criação e educação, promover uma sociedade amiga da maternidade , e salvaguardar o desenvolvimento populacional equilibrado e de longo prazo.

A reunião destacou o trabalho para desenvolver os recursos humanos, estabilizar a taxa de participação da força de trabalho e melhorar o uso eficiente dos recursos humanos.

O país responderá ativamente ao envelhecimento da população, promoverá a construção de um sistema básico de serviços para a velhice, desenvolverá a economia prateada e acelerará o desenvolvimento de um sistema de seguro de velhice com vários níveis e pilares.

Os participantes enfatizaram a necessidade de coordenar melhor a relação entre população, economia, sociedade, recursos e meio ambiente, otimizar a estrutura populacional e promover o desenvolvimento populacional de alta qualidade.

Com informações da Xinhua