CHINA EM FOCO

China vai acelerar desenvolvimento de alta qualidade e aprofundar abertura

Xi Jinping e as principais lideranças do país se reuniram nesta sexta-feira (28) em Pequim para analisar a situação econômica da potência asiática

Créditos: CFP - Capital da China, Pequim
Escrito en GLOBAL el

Uma reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), que reúne as principais lideranças da potência asiática, foi realizada nesta sexta-feira (28) em Pequim.  

O encontro foi liderado pelo presidente chinês e secretário-geral do PCCh, Xi Jinping, e analisou a atual situação econômica do país, além de enfatizar a necessidade de manter o tom geral de busca de progresso enquanto se mantém a estabilidade. 

A reunião pediu esforços para implementar de forma completa, precisa e abrangente a nova filosofia de desenvolvimento, acelerar a construção de um novo padrão de desenvolvimento e aprofundar a reforma e a abertura para formar uma forte força motriz para promover o desenvolvimento de alta qualidade.

Um bom começo

Durante a reunião foi observado que, desde o início do ano, a economia e a sociedade da China retomaram totalmente as operações normais.

Com políticas macro antecipadas e sinérgicas, a "pressão tripla" de demanda reduzida, choques de oferta e expectativas enfraquecidas foi atenuada, enquanto o crescimento econômico foi melhor do que o esperado.

O encontro apontou ainda que a demanda do mercado está se recuperando gradualmente, o desenvolvimento econômico mostrou um impulso ascendente e a operação econômica teve um bom começo.

O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 4,5% ano a ano, para 28,5 trilhões de yuans (cerca de US$ 4,14 trilhões) nos primeiros três meses, mostram dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, da sigla em inglês).

O ritmo acelerou de um crescimento de 3% do PIB para 2022 e um aumento de 2,9% no quarto trimestre do ano passado.

Os dados também mostraram que as vendas no varejo de bens de consumo subiram 5,8% ano a ano no primeiro trimestre, revertendo um declínio de 2,7% no último trimestre do ano passado.

Promover o desenvolvimento de alta qualidade

A reunião abordou a necessidade de acelerar a construção de um sistema industrial moderno apoiado na economia real. 

A base de autossuficiência e autoaperfeiçoamento em ciência e tecnologia deve ser consolidada com a expansão das vantagens de desenvolvimento de novos veículos de energia, além de acelerar a construção de pilhas de carregamento, armazenamento de energia e transformação da rede.

As lideranças que participaram do encontro também destacaram a necessidade de dar importância ao desenvolvimento da inteligência artificial geral, criar uma ecologia inovadora e prestar atenção à prevenção de riscos.

Observando que restaurar e expandir a demanda é a chave para a recuperação contínua da economia atual, a reunião ressaltou a necessidade de uma política fiscal proativa fortalecida e uma política monetária prudente para formar uma força conjunta para expandir a demanda.

O encontro também salientou que é necessário quebrar os obstáculos legais e regulamentares e as barreiras ocultas que condicionam a concorrência leal e o desenvolvimento comum das empresas de vários proprietários, e continuar a aumentar a confiança das entidades empresariais e ajudar na sua recuperação.

Aprofundar a reforma, expandir a abertura de alto nível

A reunião enfatizou a necessidade de aprofundar de forma abrangente a reforma e expandir a abertura de alto nível.

A atração de investimento estrangeiro deve ser colocada em uma posição mais importante, disse, acrescentando que o mercado básico de comércio exterior e investimento deve ser estabilizado.

É necessário apoiar a integração de zonas-piloto de livre comércio (FTZs) e portos de livre comércio qualificados com regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão e realizar reformas e aberturas primeiro, disse a reunião.

De acordo com a Administração Estatal de Câmbio, nos últimos cinco anos, a taxa de retorno do investimento estrangeiro direto na China é de 9,1%, na Europa e nos EUA é de cerca de 3% e em economias emergentes como Brasil, América do Sul África e Índia é de cerca de 4 a 8 por cento.

Em 2022, o uso real de capital estrangeiro nas indústrias de alta tecnologia das 21 ZLCs-piloto aumentou 53,2% ano a ano. As FTZs piloto implementaram, formaram e promoveram 278 inovações institucionais em todo o país, de acordo com o Ministério do Comércio.

A reunião pediu ainda apoio às necessidades habitacionais rígidas e melhoradas, fazendo um bom trabalho para garantir a entrega de edifícios, a subsistência e a estabilidade das pessoas para promover o desenvolvimento estável e saudável do mercado imobiliário e o estabelecimento de um novo modelo para o desenvolvimento de o setor imobiliário.

Enfatizando a necessidade de garantir e melhorar efetivamente os meios de subsistência das pessoas, também pediu esforços para expandir os canais de emprego para graduados universitários e estabilizar o emprego de grupos-chave, como trabalhadores migrantes.

Com informações da Xinhua