CHINA EM FOCO

Primeira Cúpula China-Ásia Central será realizada em Xi'an para discutir cooperação e futuro

Anúncio do evento de alto nível foi feito pelo conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang

Créditos: VCG - Primeira Cúpula China-Ásia Central será realizada em maio
Escrito en GLOBAL el

A primeira Cúpula China-Ásia Central será realizada em maio em Xi'an, província de Shaanxi, no noroeste da China. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) pelo conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, depois de presidir a quarta reunião de ministros das Relações Exteriores China-Ásia Central, o C+C5, formado pela China, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão, Cazaquistão e Tadjiquistão.

De acordo com um comunicado de imprensa após a reunião, os seis países coordenaram os preparativos para a próxima cúpula e discutiram o conteúdo do documento final. Todas as partes reiteraram que respeitam o direito de cada país de escolher o caminho adequado às suas condições, e manifestaram apoio mútuo em temas relativos à soberania, independência, segurança e integridade territorial e oposição à ingerência externa.

De acordo com o comunicado de imprensa, todas as partes afirmaram plenamente as conquistas na construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI), da sigla em inglês) nos últimos 10 anos e decidiram continuar sob os princípios de "consulta extensiva, contribuição conjunta e benefícios compartilhados" e "benefício mútuo e ganha-ganha," para se esforçar para alcançar resultados mais substantivos.

Conectividade

A conectividade é uma prioridade da cooperação entre a China e os países da Ásia Central, e todas as partes construirão um sistema multinível e abrangente integrando rodovias, ferrovias, aviação e portos fronteiriços, de modo a fornecer condições mais convenientes para o intercâmbio de pessoal e o circulação de mercadorias.

Os seis países concordaram em expandir a cooperação em agricultura, novas energias, comércio eletrônico, economia verde e digital e alta tecnologia, além de criar novos destaques e novos pontos de crescimento para a cooperação.

Antes da reunião dos ministros de Relações Exteriores, Qin se reuniu com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Murat Nurtleu, o ministro das Relações Exteriores do Quirguistão, Kulubaev Zheenbek Moldokanovich, o ministro das Relações Exteriores do Tajiquistão, Sirojiddin Muhriddin, o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores do Turcomenistão, Vepa Hajiyev, e o Ministro das Relações Exteriores Bakhtiyor Saidov, separadamente, na quarta-feira (26).

A China assinou documentos de cooperação no BRI com todos os cinco países da Ásia Central.

Cenário internacional

A situação geopolítica em torno da Ásia Central testemunhou grandes mudanças nos últimos anos, incluindo a retirada dos EUA do Afeganistão, o conflito Rússia-Ucrânia e a infiltração crônica de elementos terroristas.

Em 2022, o comércio C5 com a China totalizou US$ 70,2 bilhões, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior. A China é o maior parceiro comercial do Uzbequistão, Quirguistão e Turcomenistão, o segundo maior do Cazaquistão e o terceiro maior do Tadjiquistão, segundo dados oficiais.

Com informações do Global Times