O Ministério das Relações Exteriores da China expressou nesta segunda-feira (18) descontentamento e oposição à aprovação, pelos EUA neste sábado (16), de uma venda de equipamentos de 300 milhões de dólares para a região de Taiwan. O governo chinês prometeu tomar contramedidas contra as empresas relevantes envolvidas na venda de armas para a ilha chinesa.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, fez o comentário em um briefing de imprensa diário e disse que o lado chinês apresentou representações solenes ao lado dos EUA.
Te podría interesar
"A questão de Taiwan é uma questão de assuntos internos da China e não permite interferência externa. Não importa quantas armas os EUA forneçam à região de Taiwan, isso não impedirá o processo histórico de reunificação da China, nem abalará a firme vontade do povo chinês de salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial", disse Wang aos repórteres.
Sistemas táticos
De acordo com matéria veiculada pela Reuters neste sábado (16), na última sexta-feira (15), o Pentágono emitiu um comunicado no qual informa que o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma venda de 300 milhões de dólares em equipamentos para ajudar a manter os sistemas de informação tática da ilha de Taiwan.
Te podría interesar
A Agência de Cooperação em Segurança da Defesa do Pentágono informou que a venda era para suporte ao ciclo de vida de acompanhamento para manter as capacidades de Comando, Controle, Comunicações e Computadores, ou C4, da ilha de Taiwan.
A autoridade de defesa na ilha alegou que a venda ajudaria a manter a eficácia de seus sistemas conjuntos de comando e controle de combate, para melhorar a consciência do campo de batalha.
Os sistemas C4 consistem em uma série de equipamentos e software que podem aprimorar a capacidade de processamento de dados das forças armadas na ilha de Taiwan.
Quando armas e equipamentos são implantados, eles exigem grandes transferências de dados, aumentando a demanda por compatibilidade de dados, capacidade analítica de dados e capacidade de transferência de dados.
O suporte de atualização para os sistemas C4 visa permitir que as forças armadas na ilha de Taiwan realizem melhor operações conjuntas quando outros itens nas vendas de armas dos EUA forem entregues.
Com informações do CGTN e Global Times