CHINA EM FOCO

Como a China avança no desenvolvimento integrado do Delta do Rio Yangtze

Região é o coração econômico da China, um importante portal internacional para a região da Ásia-Pacífico e um centro global de manufatura; compreende Xangai e províncias Jiangsu, Zhejiang e Jiangxi

Créditos: Xinhua - Rio Yangtze em Xangai
Escrito en GLOBAL el

O Delta do rio Yangtze é o coração econômico da China, um importante portal internacional para a região da Ásia-Pacífico e um centro global de manufatura.

Localizado na região geográfica chamada Jiangnan, constitui uma megalópole em forma de triângulo que compreende a cidade de Xangai e partes de três províncias: sul de Jiangsu, norte de Zhejiang e norte de Jiangxi.

Lá, há uma intensa atividade industrial: metalúrgicas, energéticas, químicas, automotivas e alta tecnologia.

 U.S. Geological Survey

Há cinco anos, o governo chinês estipulou que o desenvolvimento integrado do Delta do rio Yangtze se constitui em uma estratégia nacional.

Desde então, a região alcançou resultados práticos em áreas como conectividade de infraestrutura, inovação tecnológica colaborativa e desenvolvimento econômico.

Nesta quinta-feira (30), o presidente chinês, Xi Jinping, presidiu um simpósio que fez um balanço sobre o avanço do desenvolvimento integrado do Delta do Rio Yangtze.

Ele enfatizou esforços para fazer novos avanços significativos no desenvolvimento integrado da região e aprimorar o papel de liderança e exemplo da região na busca pela modernização chinesa.

Novo paradigma de desenvolvimento chinês

Xinhua (Xie Huanchi) - Xi Jinping presidente simpósio sobre o desenvolvimento no Delta do rio Yangtze em Xangai.

Xi destacou a importância de avançar no desenvolvimento integrado da região, melhorar sua capacidade de inovação, competitividade industrial e qualidade de desenvolvimento, e formar um novo padrão de reforma e abertura em um nível mais elevado.

Essas ações são de grande significado para a China construir um novo paradigma de desenvolvimento, promover um desenvolvimento de alta qualidade e avançar na construção de um país forte e no rejuvenescimento nacional através de um caminho chinês para a modernização.

O presidente chinês disse ainda que é necessário aplicar plena e fielmente a nova filosofia de desenvolvimento em todos os aspectos:

  • focar na integração e alta qualidade
  • estabelecer uma visão global e pensamento estratégico
  • aprofundar a reforma e expandir a abertura em alto nível
  • coordenar a inovação científica e tecnológica com a inovação industrial, a conectividade de hardware com a coordenação de mecanismos, e a proteção ambiental com o desenvolvimento econômico

Xi comentou que a força geral e a competitividade abrangente do Delta do Rio Yangtze continuam a estar entre as melhores do país. Ele pontuou ainda que progressos significativos foram alcançados desde que a estratégia de desenvolvimento integrado da região foi proposta há cinco anos, mas que também existem alguns problemas profundos a serem resolvidos.

Avançar no desenvolvimento integrado do Delta do Rio Yangtze é uma grande empreitada, e é necessário fazer progressos constantes e continuar o trabalho árduo para escrever novos capítulos do desenvolvimento integrado da região. Esforços devem ser feitos para gerar novas indústrias, formatos de negócios e modelos, e nutrir novos ímpetos de desenvolvimento.

Xinhua - Xi Jinping preside simpósio que fez um balanço sobre o avanço do desenvolvimento integrado do Delta do Rio Yangtze. 

Sobre o desenvolvimento futuro, Xi enfatizou a necessidade de fortalecer a colaboração entre regiões em inovação científico-tecnológica e industrial.

A região é instada a se tornar uma fonte de inovação científico-tecnológica, integrando forças de inovação científico-tecnológica e recursos vantajosos entre regiões e departamentos, e participar da cooperação científico-tecnológica internacional para criar um ecossistema globalmente competitivo para inovação.

Ele também destacou a importância de fazer melhorias institucionais para o desenvolvimento integrado da região. "A segmentação regional e os obstáculos administrativos devem ser quebrados no nível institucional para fornecer garantia institucional para o desenvolvimento integrado, enquanto maiores inovações institucionais em áreas-chave devem ser realizadas", afirmou.

A sinergia e colaboração entre várias medidas de reforma devem ser fortalecidas, observou Xi. Concernente aos serviços públicos básicos, esforços devem ser feitos para promover a gradual alinhamento de mecanismos relevantes, políticas e padrões e facilitar a acessibilidade e compartilhamento de serviços públicos em diferentes esferas.

Sobre o transporte, Xi instou a melhorar o alinhamento dos padrões das redes de transporte dentro da região para melhorar a conectividade da infraestrutura.

Papel de Xangai na economia da China

CFP - Vista da nova área de Lingang da Zona de Livre Comércio Piloto da China (Xangai)

As duas principais localizações estratégicas de Xangai, o Hub de Abertura Internacional de Hongqiao e a nova área de Lingang da Zona de Livre Comércio Piloto da China (FTZ, da sigla em inglês), são consideradas áreas importantes de teste para a abertura da cidade.

Partindo do hub, o "Shanghai Express", um trem de carga China-Europa, serve direta e indiretamente mais de duas mil empresas de importação e exportação na região do Delta do Rio Yangtze.

Como uma das regiões mais economicamente ativas, abertas e inovadoras da China, o Delta do Rio Yangtze atrai investidores de todo o mundo com múltiplas vantagens, incluindo uma cadeia industrial completa, talentos abundantes e um ambiente de negócios saudável.

Entre 2018 e 2022, o PIB da região cresceu a uma taxa média anual de cerca de 5,5%, representando 24% do total nacional. O número de cidades na região com um PIB de mais de um trilhão de yuans (cerca de 139,28 bilhões de dólares) aumentou de seis para oito, representando cerca de um terço do total nacional, mostrou o relatório recentemente divulgado pela Academia de Ciências Sociais de Xangai.

Enquanto isso, a região alcançou novos resultados na promoção do desenvolvimento coordenado das FTZs. Por exemplo, a área de Nanjing na FTZ de Jiangsu se concentrou na ecologia de inovação de circuitos integrados nos últimos anos e construiu uma plataforma de inovação colaborativa de indústrias, universidades e institutos de pesquisa, irradiando para cinco cidades, incluindo Xangai, Nanjing, Wuxi, Suzhou e Hefei, e fornecendo serviços para mais de 70 empresas mais de 4.600 vezes em 2022.

Corredor de Inovação em Ciência e Tecnologia G60

A ideia de introduzir inovação científico-tecnológica e empresas de manufatura avançada ao longo da rodovia G60, mais tarde conhecida como Corredor de Inovação em Ciência e Tecnologia G60, foi proposta em Xangai em maio de 2016.

Atualmente, o corredor abrange nove cidades e distritos, incluindo as cidades de Jiaxing, Hangzhou, Huzhou e Jinhua na província de Zhejiang, a cidade de Suzhou na província de Jiangsu, e as cidades de Hefei, Wuhu e Xuancheng na província de Anhui.

Nos últimos cinco anos, aderiu à inovação científico-tecnológica e institucional, concentrando-se na integração de cadeias industriais, de suprimentos, de capital e de recursos humanos e fortalecendo sua capacidade de alocar recursos e fatores de produção. Também expandiu ainda mais sua influência, alcançando uma série de resultados importantes.

Com informações da Xinhua e da CGTN