A China abriu neste domingo (5) o sexto China International Import Expo (CIIE) em Xangai. O evento cria uma uma janela de oportunidades mutuamente benéficas para os expositores participantes.
O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta ao evento que prossegue até 10 de novembro. Na mensagem, ele se comprometeu com esforços firmes para promover a abertura de alto padrão.
Te podría interesar
Realizada pela primeira vez em 2018, a exposição anual aproveitou as vantagens do vasto mercado chinês, cumprindo sua função de plataforma para compras internacionais, promoção de investimentos, intercâmbio entre pessoas e cooperação aberta, e contribuiu positivamente para a criação de um novo padrão de desenvolvimento e para o desenvolvimento econômico global.
Xi também destacou na carta que a recuperação econômica global carece de impulso e requer solidariedade e cooperação de todos os países e que a China será sempre uma oportunidade importante para o desenvolvimento global. Ele prometeu que o país avançará firmemente com a abertura de alto padrão e continuará a tornar a globalização econômica mais aberta, inclusiva, equilibrada e benéfica para todos.
Te podría interesar
A CIIE é a primeira exposição de nível nacional do mundo dedicada a importações e é um evento que Xi pessoalmente planejou, propôs, implantou e promoveu.
Desde sua estreia em 2018, a exposição tornou-se um showcase do novo paradigma de desenvolvimento da China, uma plataforma de abertura de alto padrão e um bem público para o mundo inteiro.
As cinco edições anteriores contaram com a participação de um total de 131 países e organizações internacionais em exposições nacionais, com quase dois mil novos produtos, tecnologias e serviços fazendo suas estreias e um faturamento combinado previsto de quase 350 bilhões de dólares.
Oportunidades mutuamente benéficas
A China continuará a promover uma maior abertura de oportunidades de mercado e implementará políticas para eliminar todas as restrições ao investimento estrangeiro no setor de manufatura do país, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, em seu discurso principal na cerimônia de abertura.
A China sinceramente espera trabalhar com outros países do mundo, encontrar um equilíbrio e alcançar o sucesso mútuo em um palco aberto.
Anthony Albanese, primeiro-ministro australiano, observou em seu discurso na cerimônia de abertura que "o comércio internacional beneficia o aumento dos padrões de vida globais".
Ele disse que "aguarda com expectativa ver as empresas representadas aqui na China International Import Expo fortalecendo ainda mais os laços entre nossas nações".
O que há de novo na exposição?
O evento, realizado no Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai, entre 5 e 10 de novembro, apresenta o novo paradigma de desenvolvimento da China, uma plataforma de abertura de alto padrão e um bem público para o mundo todo.
O CIIE deste ano deve atrair convidados de 154 países, regiões e organizações internacionais. Mais de 3.400 expositores e 394 mil visitantes profissionais se registraram para participar do evento, recuperando totalmente os níveis pré-pandêmicos.
A feira Estabelece ainda um novo recorde com a presença de 289 empresas da lista Fortune Global 500 e líderes da indústria
Entre as três mil empresas globais que participam este ano, aproximadamente 200 empresas estiveram em cada expo desde 2018, e cerca de 400 empresas estão retornando à exposição após um intervalo de mais de dois anos.
Cerca de 69 países e três organizações internacionais confirmaram sua participação nas exposições nacionais, entre os quais 11 países estão participando pela primeira vez.
A seção de exposições nacionais é uma das três principais seções da exposição, ao lado das exposições empresariais e do Fórum Econômico Internacional de Hongqiao.
Presença dos EUA
Os Estados Unidos também participam da exposição no nível federal pela primeira vez. O pavilhão estadunidense é composto por 17 expositores e apresentará principalmente produtos agrícolas e tecnologia agrícola dos estados da Califórnia, Idaho e Geórgia.
Jim Sutter, CEO do Conselho de Exportação de Soja dos Estados Unidos, disse que o CIIE é uma ótima oportunidade para representantes agrícolas dos Estados Unidos se encontrarem com clientes chineses e outros delegados.
"É um sinal de que os dois países reconhecem a importância do comércio", disse Eric Zheng, presidente da Câmara de Comércio Americana em Xangai.
Mais de 400 produtos, tecnologias e serviços inovadores serão apresentados na exposição. Isso inclui joelhos protéticos que fornecem energia ativa, inibidores de envelhecimento internacionalmente avançados e tecnologia que fornece diagnóstico e tratamento precisos para o câncer de pâncreas.
Com informações da Xinhua e CGTN