CHINA EM FOCO

CIIE: Brasil presente na maior feira internacional chinesa de importação e exportação

Empresas brasileiras participam da 5a CIIE, que terá discurso de abertura do presidente da China, Xi Jinping e será realizada em Xangai de 5 a 10 de novembro

Escrito en GLOBAL el

O Brasil estará presente na maior feira econômica e comercial chinesa, que será realizada entre os dias 5 e 10 de novembro em O presidente chinês Xi Jinping fará um discurso por vídeo na cerimônia de abertura da quinta Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) e do Fórum Econômico Internacional de Hongqiao na sexta-feira em Xangai.

O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, fará um discurso por vídeo na cerimônia de abertura da CIIE e do Fórum Econômico Internacional de Hongqiao nesta sexta-feira (4)

Ao todo, representantes de 145 países, regiões e organizações internacionais vão participar da 5ª Exposição Internacional de Importação e Exportação da China (CIIE, na sigla em inglês). 

A CIIE não é apenas uma feira econômica e comercial anual, mas também um evento que impulsiona o desenvolvimento econômico de alta qualidade da China.

O desenvolvimento econômico de alta qualidade foi um dos destaques do informe político apresentado pelo presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante o 20o Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), realizado entre 16 e 22 de outubro em Pequim. 

A CIIE desempenha o papel de vitrine para os participantes exporem novos produtos, serviços, tecnologia e inovação e contribui para a construção de uma plataforma de cooperação entre os expositores. 

Nesta quinta edição da feira, haverá 19 estandes de empresas brasileiras de alta tecnologia na “Área Brasileira de Hi Tech”. 

Entre as expositores estão a Suzano, maior produtora mundial de celulose de fibra curta e uma das maiores produtoras de papel e embalagens da América Latina.

Também participará a WEG, empresa global considerada uma das principais fabricantes mundiais de motores elétricos energeticamente eficientes; e a Marcopolo, especializada na produção de ônibus.

Há ainda a Biosolvit, de biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos materiais; e a Geospace, start-up sediada na China e no Brasil com atuação em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de ponta como big data e internet das coisas, entre outras.

Outros 14 participantes brasileiros estarão no “Pavilhão de Alimentos e Bebidas” e várias empresas do Brasil com estandes próprios em diferentes áreas da exposição.

China pede que EUA ponham fim ao embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba

VCG - Zhao Lijian

A China instou os EUA a encerrar imediata e totalmente o embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba. O país asiático decidiu votar novamente para apoiar o projeto de resolução apresentado pela ilha caribenha sobre esta questão. 

O anúncio da medida foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, na quarta-feira (2). 

Zhao disse que o vice-representante permanente da China na ONU, Dai Bing, elaborou de forma abrangente a posição da China na 77ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O porta-voz afirmou que uma série de sanções coercitivas unilaterais que os EUA continuamente impuseram a Cuba devem ser encerradas imediatamente por violar seriamente o consenso internacional sobre a Agenda 2030 e prejudicar os direitos de vida e desenvolvimento das pessoas.

Na 26ª reunião plenária da 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU sobre a necessidade de acabar com o embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba, Dai disse que, por esmagadora maioria, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução para acabar com o embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA contra Cuba 29 vezes consecutivas.

"Isso representa o apelo da comunidade internacional por justiça e deve ser implementado de forma eficaz. No entanto, longe de acabar com este embargo, os EUA impuseram dezenas de sanções a Cuba desde o surto de Covid-19, que bloquearam severamente o acesso do povo cubano a medicamentos, vacinas e suprimentos necessários para combater a epidemia e prejudicar seus esforços para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável, como a erradicação da pobreza”, ressaltou Dai.

Zhao instou os EUA a desenvolverem relações interestatais normais com os Estados membros das Nações Unidas, de acordo com a Carta da ONU e as normas básicas de relações internacionais, que atendam aos interesses comuns dos povos dos EUA e de Cuba e conduzam à paz e estabilidade.

Simpósio aprofunda compreensão sobre o Congresso Nacional do PCCh

Xinhua

Enviados diplomáticos à República Popular da China, especialistas de think tank e jornalistas de quase 80 países trocaram opiniões sobre os princípios orientadores do recentemente concluído 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) em um fórum realizado na quarta-feira (2).

O simpósio intitulado "Fórum Hong Ting: Entender o 20º Congresso Nacional do PCCh" foi realizado em conjunto pelo Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do PCCh e pela Agência de Notícias Xinhua no Museu do Partido Comunista da China, em Pequim. 

Xinhua - Um simpósio intitulado "Fórum Hong Ting: Entender o 20º Congresso Nacional do PCCh" foi realizado no Museu do Partido Comunista da China em Pequim em 2/11/22

Taxa de crescimento potencial da China permanecerá em faixa razoável, diz presidente do Banco Central

A taxa de crescimento potencial da China permanecerá em uma faixa razoável. A afirmação foi feita pelo presidente do Banco Popular da China (BPC, banco central do país), Yi Gang,  nesta quarta-feira (2).

Apesar de alguns desafios e pressões descendentes, a economia chinesa permaneceu basicamente no caminho certo, indicou Yi na Cúpula de Investimentos de Líderes Financeiros Globais, realizada pela Autoridade Monetária de Hong Kong, via videoconferência.

A política monetária da China permanece flexível para apoiar a economia real, enquanto o mercado financeiro faz uma alocação eficiente de recursos.

"O Banco Central utiliza ferramentas de política monetária estrutural, fornecendo apoio financeiro a áreas-chave como agricultura, pequenas e médias empresas e desenvolvimento verde", apontou Yi.

Novas instalações de imagens biomédicas da China para melhorar a compreensão de doenças

A construção da infraestrutura para um grande projeto de imagem biomédica científica da China foi oficialmente concluída nesta quinta-feira (3) na capital nacional. O anúncio foi feito pela Universidade de Pequim, proprietária das instalações.

O Centro Nacional de Imagens Biomédicas, com uma área de construção de mais de 66 mil metros quadrados, está localizado no distrito de Huairou, em Pequim, e tem um investimento total aproximado de 237,33 milhões de dólares americanos.

O centro se concentrará em representar visualmente e medir com precisão as estruturas e funções dos organismos vivos e fornecer vários métodos de pesquisa de imagem para o estudo de questões complexas das ciências da vida e das principais doenças, disse a universidade.

A tecnologia de imagem é necessária em uma ampla gama de campos, como pesquisa científica, medicina, educação e indústria, e é particularmente importante para grandes problemas biomédicos.

O projeto recém-construído compreende principalmente vários dispositivos-chave, usados ??para imagens médicas multimodais, imagens multimodais de células vivas, imagens moleculares multimodais de alta resolução e um sistema de integração de imagens, de acordo com a universidade.

A conclusão do projeto promoverá a pesquisa do país nas ciências da vida, incluindo o cérebro e ciências cognitivas, células-tronco e sua regeneração, bem como doenças neurológicas, doenças cardiovasculares e o diagnóstico preciso de tumores.

O centro foi construído pela Universidade de Pequim, juntamente com outras instituições e universidades, incluindo o Instituto de Biofísica da Academia Chinesa de Ciências, o Instituto de Tecnologia Harbin e a Universidade de Ciência e Tecnologia da China. A expectativa é que comece as operações de teste em 2023.

Com informações da Xinhua e CGTN