CHINA EM FOCO

Huawei acelera ambições para produzir carro inteligente

Gigante chinesa de tecnologia convida as montadoras Seres, Chery, JAC e BAIC para participar de parceria com a estatal automobilística Changan Automobile

Créditos: Jiemian News (Fan Jianlei) - Huawei lançou o S7, seu primeiro sedã elétrico, construído em conjunto com a Chery sob a marca Luxeed, como um concorrente do Model S da Tesla
Escrito en GLOBAL el

A Huawei Technologies convidou quatro parceiros da indústria automobilística para se juntarem à sua nova joint venture [acordo de negócios no qual duas ou mais partes concordam em juntar seus recursos com o objetivo de realizar uma tarefa específica] de carros inteligentes, que foi iniciada com a montadora estatal chinesa Changan Automobile.

Enquanto isso, a gigante de equipamentos de telecomunicações sancionada pelos EUA se prepara para um grande passo na indústria de veículos elétricos (VE).

Nesta terça, a Huawei lançou o S7, seu primeiro sedã elétrico, construído em conjunto com a Chery sob a marca Luxeed, como um concorrente do Model S da Tesla. O veículo tem preço inicial de 249.800 yuans (US$ 35 mil) e já havia recebido 20 mil pré-encomendas no momento do evento de lançamento, segundo a Huawei.

O CEO do grupo de negócios de consumo da Huawei, Yu Chengdong, que também é presidente de sua unidade de negócios de Soluções Automotivas Inteligentes, convocou os fabricantes de automóveis chineses Seres Group, Chery Automobile, JAC Motors e BAIC Motor para adquirir participação acionária na empresa durante o evento de lançamento do sedã Luxeed S7 nesta terça-feira (28).

Todas as quatro empresas – geralmente consideradas montadoras menores no país – atualmente se associam à Huawei para desenvolver e vender novas marcas sob o modelo chamado Huawei Select, pelo qual a gigante dos smartphones colabora de perto com as empresas em tudo, desde design de produto até vendas. Essas marcas incluem Aito com a Seres e Luxeed com a Chery.

Yu também mencionou que a empresa está aberta a colaborações com grandes firmas como a FAW Group, uma das principais montadoras estatais da China, para trabalhar em soluções de veículos inteligentes.

Os comentários de Yu surgiram logo após a Huawei assinar um memorando de cooperação com a Changan Automobile, uma grande montadora sediada na cidade sudoeste de Chongqing, para estabelecer uma nova empresa de carros inteligentes.

No acordo fechado no último domingo (26), a Huawei anunciou planos de transferir o negócio de seu sistema de carro inteligente para a nova unidade, com a Changan Automobile.

Acordo com empregados

Funcionários da unidade interna de carros da Huawei receberam oferta como forma de compensação de um mês de salário por cada ano trabalhado, mais um salário extra para transferir-se para a nova entidade.

Enquanto isso, ficaria permitido manter suas ações na Huawei e receber dividendos.

Essas informações sobre o acordo com os empregados da Huawei foram divulgadas na matéria intitulada 'Exclusive: Huawei Car BU employees transitioning to JV with Changan to receive N+1 compensation and additional benefits' (Exclusivo: Funcionários da Unidade de Negócios de Carros da Huawei em Transição para Joint Venture com a Changan Receberão Compensação N+1 e Benefícios Adicionais, em tradução livre) do jornal chinês Jiemian News desta terça.

A Seres revelou no último domingo que recebeu um convite para investir na nova unidade e está em discussões ativas. A JAC também disse que está em discussões ativas com a Huawei.

Huawei no mercado de veículos elétricos

A Aito, marca da parceria Huawei-Seres, atualmente detém uma pequena parcela do mercado, enfrentando crescente pressão no rapidamente evolutivo mercado de veículos elétricos (VE) da China, em meio à acirrada competição com a Tesla e dezenas de marcas locais, incluindo BYD e Li Auto.

Zhang Xiang, que lidera um centro de pesquisa no instituto Jiangxi New Energy Technology, comentou:

Huawei tem ganhado grande atenção na indústria de VE, mas as vendas reais permanecem pequenas e instáveis, com a Aito entregando menos de 100 mil unidades no ano passado.

Com a Changan como cliente estável, a nova joint venture expandirá a clientela para o sistema de carro inteligente da Huawei e aumentará seu fluxo de receita, acrescentou Zhang.

Com informações do SCMP e Jiemian News