CHINA EM FOCO

Mais de 400 estudiosos sobre China, de mais de 60 países, se reúnem em Xangai

Presidente chinês, Xi Jinping, enviou mensagem para o Fórum Mundial sobre Estudos da China que tem como tema central 'Civilização Chinesa e o Caminho da China - Uma Perspectiva Global'

Créditos: China Daily - Sinologistas de 60 países se reúnem em Xangai para fórum que aborda estudos sobre a China
Escrito en GLOBAL el

Estudiosos e especialistas de mais de 60 países se reuniram em Xangai para o Fórum Mundial sobre Estudos da China. Com o tema "Civilização Chinesa e o Caminho da China - Uma Perspectiva Global", o evento, realizado de 23 a 24 de novembro, atraiu cerca de 400 sinólogos.

Os participantes compartilharam percepções sobre a civilização chinesa e discutiram maneiras de ajudar o mundo a compreender melhor a China durante o fórum.

O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta de felicitações ao fórum nesta sexta-feira (24). Ele expressou a esperança de que especialistas e estudiosos de vários países atuem como mensageiros conectando civilizações chinesas e estrangeiras.

Xi disse ainda que tem expectativas de que os sinólogos defendam a inclusividade e a abertura, promovam continuamente os estudos sobre a China em todo o mundo, fomentem o intercâmbio mútuo de civilizações e injetem força intelectual e cultural no florescente jardim das civilizações mundiais.

A civilização chinesa tem uma longa história e foi enriquecida e desenvolvida através de trocas e aprendizados mútuos com outras civilizações no mundo, dotando a modernização chinesa de um profundo patrimônio cultural. Só ao rastrear as origens da história podemos entender a realidade do mundo, e só seguindo a fundação cultural podemos identificar a China dos dias atuais. É através do aprendizado mútuo das civilizações que o progresso comum pode ser alcançado.

O integrante do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Li Shulei, que também é chefe do Departamento de Publicidade do Comitê Central do PCCh, leu a carta de felicitações de Xi e proferiu um discurso de abertura na cerimônia de abertura do fórum.

Premiação a sinólogos 

Os vencedores do Prêmio de 2023 por Contribuições Distintas aos Estudos da China foram anunciados durante o fórum. Entre eles estavam Timothy Brook, professor emérito do Departamento de História da Universidade da Colúmbia Britânica; Baik Young-Seo, professor emérito da Universidade Yonsei, de Seul, Coreia do Sul; e Kishore Mahbubani, membro distinto do Instituto de Pesquisa da Ásia, Universidade Nacional de Singapura.

Em um discurso de aceitação que proferiu no fórum, Brook se descreveu como um "forasteiro" que oferece ideias e insights que podem ajudar as pessoas a alcançar um conhecimento mais objetivo e mais universal da China, "e não apenas da China em seus próprios termos e para si mesma, mas da China como parte do mundo."

Em uma entrevista ao Global Times antes do fórum, na quinta-feira (23), Brook sugeriu que jovens estudiosos internacionais de estudos da China não apenas se imerjam na cultura e na língua chinesas, mas também mantenham uma perspectiva global.

Use o conhecimento de onde você vem e aplique isso ao conhecimento que você aprende sobre a China, e pense em como esses dois conjuntos de conhecimentos podem se encaixar.

Com o tema "Civilização Chinesa e o Caminho da China – Uma Perspectiva Global", o evento foi aberto na sexta-feira em Xangai. É coorganizado pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado e pelo governo municipal de Xangai.

Com informações do Global Times, China Daily e CGTN