CHINA EM FOCO

Nova Rota da Seda - Um caminho de cooperação verde na nova era para o mundo

Artigo de Xi Pu, observador de assuntos internacionais baseado em Pequim, capital nacional da China, sobre a Iniciativa Cinturão e Rota, que acaba de completar dez anos

Créditos: Zofeen T. Ebrahim - Parque de Energia Solar Quaid-e-Azam em Punjab, no Paquistão, fruto da Nova Rota da Seda
Por
Escrito en GLOBAL el

As grandes passagens para animais construídas ao longo da Ferrovia Mombasa-Nairóbi, no Quênia, facilitam a travessia de girafas por baixo da ponte ferroviária.

Na estação elétrica solar de Punjab, no Paquistão, ervas e melões crescem sob painéis fotovoltaicos.

Estes resultados frutíferos demonstram que, orientada pela filosofia de desenvolvimento verde e com ações concretas, a Iniciativa Cinturão e Rota transforma a visão do desenvolvimento verde para a realidade.

Aperfeiçoar a sabedoria chinesa com o passar do tempo

Uma boa preservação ecológica leva à prosperidade das civilizações. Nos milênios, a preconização de que “nós e a natureza somos um só” tem sido uma característica distintiva da civilização chinesa.

Ao entrar na nova era, a China persiste em que águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas como ouro e prata, promove uma modernização com a convivência harmoniosa entre o homem e a natureza, e impressiona o mundo com milagres ecológico e do desenvolvimento verde.

Além de dar passos firmes para o desenvolvimento verde do país, a China usa a filosofia, experiências e frutos do desenvolvimento verde como fonte de inspiração para realizar a Cooperação Cinturão e Rota.

Ao entrar na nova era, a China persiste em que águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas como ouro e prata, promove uma modernização com a convivência harmoniosa entre o homem e a natureza, e impressiona o mundo com milagres ecológico e do desenvolvimento verde.

 

A China deixou claro que, o Cinturão e Rota visa promover o desenvolvimento verde na cerimônia de abertura do Segundo Fórum Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, em 2019. Vamos implementar projetos de infraestrutura verde, fazer o investimento verde e oferece financiamento verde para proteger a Terra, o nosso lar comum.

A cooperação verde da Rota da Seda demonstra que a China assume a responsabilidade de um grande país para liderar a governança ecológica e ambiental global, e contribui a sabedoria para a construção conjunta de um mundo limpo e belo.

Injetar energia ao desenvolvimento verde dos países

A China promove a cooperação verde da Rota da Seda com ações concretas em vez de palavras vazias.

Em Dacar, Senegal, a China participou proativamente do projeto de tratamento de esgotos, melhorou a qualidade de água e reconstruiu a ecologia das praias, beneficiando centenas de milhares de pessoas na costa do golfo.

No Gana, a China dá ajuda ao projeto da central elétrica de Sunon Asogli, satisfazendo 25% do uso de eletricidade do Gana e aliviando a escassez de eletricidade da população local com a energia verde e limpa.

A China promove a cooperação verde da Rota da Seda com ações concretas em vez de palavras vazias.

 

No Cazaquistão, os novos projetos enérgicos de que as empresas chinesas participam, como o parque eólico de Zhanatas e a estação hidroelétrica de Turgusun, proporcionam um forte impulso ao desenvolvimento ecológico e de baixo carbono do país.

Sendo o maior mercado de energia limpa e a maior fabricante da indústria manufatureira dos equipamentos, a China coopera com mais de 100 países e regiões em projetos de energia verde, investe mais na energia verde do que na energia tradicional em países parceiros do Cinturão e Rota.

Tudo isto contribui para a coordenação entre o desenvolvimento econômico e social e a proteção ecológica e ambiental, traz oportunidades de desenvolvimento verde a países e regiões parceiros da Iniciativa Cinturão e Rota, e proporciona benefícios às pessoas locais.

Estabelecer parcerias mais estreitas para o desenvolvimento verde

Perante os problemas ecológico e ambiental cada vez mais proeminentes, todos os países coincidiram com o desenvolvimento verde.

Até agora, a China assinou mais de 50 documentos sobre a cooperação ecológica e ambiental com as partes envolvidas, lançou a Iniciativa de Parceria Cinturão e Rota para o Desenvolvimento Verde com 31 países parceiros, e estabeleceu Parcerias de Energia da Iniciativa Cinturão e Rota com 32 países parceiros.

A Coalizão Internacional de Desenvolvimento Verde da Iniciativa Cinturão e Rota conta com a participação de mais de 100 organizações. O Programa de Enviados da Rota da Seda Verde formou mais de três mil profissionais de mais de 120 países.

O desenvolvimento contínuo na última década faz com que a cooperação verde da Iniciativa Cinturão e Rota forje mais consensos de todas as partes envolvidas, permitindo que a China estabeleça parcerias mais estreitas com países parceiros para o desenvolvimento verde.

Olhando para o futuro, seguindo a filosofia de desenvolvimento verde e aproveitando a plataforma para a cooperação do desenvolvimento verde, a cooperação verde da Rota da Seda beneficiará com certeza os povos de todos os países e contribuirá para a formação de uma comunidade de vida para o homem e a natureza.

* Xi Pu é observador de assuntos internacionais baseado em Pequim, capital nacional da China

** Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum

Outros artigos desta série

Nova Rota da Seda: zarpar novamente após 10 anos de sucesso e glória

Nova Rota da Seda: um caminho de abertura na nova era para o mundo

Nova Rota da Seda: um caminho de paz na nova era para o mundo

Nova Rota da Seda: um caminho de prosperidade na nova era para o mundo

Nova Rota da Seda: um caminho de inovação na nova era para o mundo