O presidente chinês, Xi Jinping, avalia que a vitalidade do desenvolvimento das relações entre China e EUA está nas localidades dos dois países. Ele fez a declaração nesta quarta-feira (25), durante encontro com o governador do estado da Califórnia, Gavin Newsom, no Grande Salão do Povo, em Pequim.
Esperança e fundamento da relação China-EUA estão nas pessoas, seu futuro na juventude e sua vitalidade nas localidades. Os interesses dos dois lados estão intimamente interligados.
Xi observou que a China e os EUA são as duas maiores economias do mundo e que os dois países representam mais de um terço da economia global e quase um quarto da população mundial, sendo que o comércio bilateral representa cerca de um quinto do total mundial. Ele afirmou ainda que as conquistas das relações sino-estadunidenses não vieram facilmente e devem ser ainda mais valorizadas.
A política da China em relação aos EUA é consistente, seguindo os princípios de respeito mútuo, convivência pacífica e cooperação ganha-ganha. A China continuará a trabalhar nessa direção e espera que os EUA sigam na mesma direção.
Durante o encontro, o presidente chinês lembrou sua visita à Califórnia e apresentou os esforços de transformação verde da China e o desenvolvimento local.
Xi expressou também a esperança de que a visita de Newsom possa ajudar a aprimorar a compreensão mútua entre os dois países e desempenhar um papel positivo na expansão da cooperação entre China e Califórnia e na promoção do desenvolvimento saudável e estável das relações China-EUA.
O presidente chinês ressaltou o potencial de cooperação bilateral em áreas como desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas e disse que China e EUA devem e podem tornar essas áreas um destaque no desenvolvimento das relações bilaterais.
Já Newsom elogiou as conquistas que a China alcançou em seu desenvolvimento nas últimas décadas, especialmente no campo de novas energias nos últimos anos.
Não há relação entre estados mais importante no mundo do que a relação EUA-China, onde o futuro dos EUA e a felicidade das pessoas estão em jogo. As trocas locais são uma parte importante das relações EUA-China
O governador comentou que os chineses, historicamente, fizeram importantes contribuições para a construção da Califórnia, e o estado sempre foi uma porta de entrada importante para os EUA cooperarem com a China.
Ele também concordou com os princípios defendidos pelo presidente chinês no desenvolvimento das relações EUA-China, e manifestou disposição para promover contatos e intercâmbios entre a Califórnia e a China no mesmo espírito, e intensificar a cooperação em áreas como mudanças climáticas e novas energias.
A Califórnia está pronta para ser uma parceira de longo prazo, estável e robusta da China.
Com informações da CGTN