CHINA EM FOCO

Primeira-dama da China destaca importância de promover educação de meninas e mulheres no mundo

Peng Liyuan e diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, entregam prêmio para iniciativas voltadas para promoção de educação de meninas e mulheres

Créditos: Xinhua - Primeira-dama da China, Peng Liyuan, entrega Prêmio da Unesco para a Educação de Meninas e Mulheres 2023, em Beijing
Escrito en GLOBAL el

A primeira-dama da China, Peng Liyuan, esposa do presidente chinês, Xi Jinping, celebra a estreita colaboração entre a potência asiática e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a promoção de educação de meninas e mulheres. Essa parceria tem servido de exemplo e proporcionado experiências valiosas no desenvolvimento da educação feminina mundo afora.

A declaração de Peng foi feita durante a cerimônia de entrega do Prêmio da Unesco para a Educação de Meninas e Mulheres 2023, realizada em Beijing. capital nacional da China, no último dia 29 de setembro. Ao lado da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, a primeira-dama da China entregou prêmios aos representantes premiados do Fundo para Crianças e Adolescentes da China (CCTF, em inglês) e da Aliança do Paquistão para a Educação de Meninas (PAGE, em inglês).

Peng, também enviada especial da Unesco para o avanço da educação de meninas e mulheres, observou que a educação de meninas e mulheres enfrenta novos desafios e exigências na atualidade e instou todas as partes a aumentarem seus esforços e apoio, focando no desenvolvimento da educação em saúde, educação digital e educação científica para mulheres, visando melhorar sua saúde, capacidade de inovação e empreendedorismo.

Espera-se que mais pessoas se juntem à causa da educação de meninas e mulheres, ajudando-as a transformar seu destino e perceber seu valor através da educação.

Peng também sublinhou o compromisso da China em garantir igualdade de direitos educacionais para mulheres e expressou a disposição de trabalhar com todas as partes para promover o intercâmbio e a cooperação internacional, visando o desenvolvimento de alta qualidade da educação para meninas e mulheres em todo o mundo.

Azoulay expressou gratidão ao governo chinês pelo sólido apoio à Unesco e à professora Peng por sua notável contribuição na promoção da educação para meninas e mulheres em todo o mundo.

A diretora-geral da Unesco reforçou o compromisso da organização em fortalecer a cooperação com a China para promover o desenvolvimento da educação para meninas e mulheres globalmente.

Sobre a premiação

O Prêmio da Unesco para a Educação de Meninas e Mulheres é o único prêmio da organização que se dedica a promover a educação para meninas e mulheres. Os prêmios deste ano foram concedidos ao CCTF por seu projeto Spring Bud e ao PAGE por seu programa STAR School.

A cerimônia de premiação contou com cerca de 300 participantes, incluindo representantes de agências da ONU em Beijing, diplomatas de países relevantes, professores e estudantes de escolas chinesas e representantes de organizações femininas.

Antes da cerimônia, Peng se encontrou com Azoulay para discutir a promoção do desenvolvimento da educação para meninas e mulheres em todo o mundo.

Com informações da Rádio China Internacional