CHINA EM FOCO

VÍDEO - Peng Liyuan, esposa de Xi Jinping, apresenta Ópera Qin a primeiras-damas da Ásia Central

Primeira-dama da China recepcionou esposas de presidentes de países que participaram da Cúpula China-Ásia Central a visita ao museu sobre gênero de ópera folclórica

Créditos: CCTV - Peng Liyuan, ao centro, recepciona primeiras-damas do Quirguistão, Aigul Zaparova, e do Uzbequistão, Ziroatkhon Mirziyoyeva, durante Cúpula China-Ásia Central
Escrito en GLOBAL el

Durante a Cúpula China-Ásia Central realizada na última semana em Xi'an, na província de Shaanxi, no noroeste da China, Peng Liyuan, esposa do presidente chinês, Xi Jinping, recepcionou primeiras-damas de países que participaram do encontro em atividades culturais.

Na manhã da última sexta-feira (19), Liyuan, que é professora, acompanhou as primeiras-damas do Quirguistão, Aigul Zaparova, e do Uzbequistão, Ziroatkhon Mirziyoyeva, em um roteiro de ópera em Xi'an.

Primeiro, elas visitaram o Yisu Theater, onde é exibida a ópera Qinqiang, tradicional da província de Shaanxi. Mais tarde, Peng Liyuan e as convidadas assistiram a uma apresentação de sombras e à ópera Qinqiang. Lá, as primeiras-damas aprenderam sobre a origem histórica e o desenvolvimento desse gênero chinês e assistiram a exposições de arte.

Liyuan afirmou na ocasião que a China quer aumentar o intercâmbio e a cooperação cultural e artística com os países da Ásia Central.

A Ópera Qin Qiang é um gênero de ópera folclórica chinesa originado na província de Shaanxi, durante a dinastia Qing (1644-1912). O gênero apresenta o bangzi, um badalo de madeira, como um dos principais instrumentos. A melodia de Bangzi é considerada uma das Quatro Grandes Melodias Características da China.

Assista

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar