A inovação é a força primária para o desenvolvimento. O presidente chinês, Xi Jinping, enfatiza que a Iniciativa Cinturão e Rota, ao ser um ato inovador, alcançará mais êxitos com a força motriz dada pela inovação.
Ao longo dos dez anos, a Iniciativa Cinturão e Rota conta com conceitos inovados, e reúne recursos de inovação de toda as partes. Não apenas dá vigor ao desenvolvimento dos países parceiros, como também traz benefícios tangíveis aos povos. Assim, um caminho de inovação na nova era liga a China e o mundo.
Te podría interesar
Caminho de inovação de conceitos da cooperação
A Iniciativa Cinturão e Rota é enraizada no espírito da Antiga Rota da Seda, caracterizada pela harmonia, inclusão e cooperação, e apresentou de maneira criativa o princípio de consulta extensiva, contribuição conjunta para benefícios compartilhados. Descartou o “poder de patrocinador” ou mentalidade de soma zero que prevalecem na cooperação internacional predominada pelo Ocidente, formulando novos conceitos da cooperação internacional.
O acadêmico britânico Martin Jacques acha que a Iniciativa Cinturão e Rota é completamente nova, e em termos do seu impacto global, é um novo projeto ousado com caráter e conceito sem precedentes.
Te podría interesar
Caminho que reúne os recursos de inovação
Ao longo dos dez anos, mais inovação tecnológica foi envolvida na Iniciativa Cinturão e Rota, tais como a ampliação de intercâmbio tecnológico entre as pessoas, a construção conjunta de laboratórios conjuntos, o reforço de cooperação de parques tecnológicos, a construção de centros de transferência tecnológica.
Assim, uma comunidade de inovação, caraterizada pela conectividade em conceitos de desenvolvimento, fatores de produção, infraestrutura tecnológica, cadeias de inovação e fluxo das pessoas, está se transformando de sonho em realidade.
No laboratório conjunto China-Egito de irrigação inteligente com conservação de água, um clique no celular permite a chegada da água à raiz da planta através dos tubos subterrâneos permeáveis. O sistema avançado proveniente da China oferece soluções efetivas para a alta temperatura, a seca, e a carência de recursos hídricos que assolam o desenvolvimento agrícola no Egito.
Além disso, a Iniciativa Cinturão e Rota é dedicada a integrar recursos de inovação de todas as partes. Vale mencionar dois exemplos, a saber, o Centro de Pesquisa Conjunta Internacional Sino-Português da Biologia Marinha estabelecido em 2017, e o Laboratório Conjunto Sino-Português de Tecnologia Espacial e Marítima (STARLab) inaugurado em 2021.
Apesar de serem situados respetivamente nas costas pacífica e atlântica e terem condições climáticas e geográficas diferentes, a China e Portugal têm reforçado a cooperação em inovação, o que não apenas permite o compartilhamento de informações, como também promove a complementaridade mútua de capacidade de pesquisa científica, gerando um efeito de um mais um é maior que dois.
Caminho que beneficia os povos através da inovação tecnológica
Através da Iniciativa Cinturão e Rota, a China não só se integra mais proativamente à rede global da inovação científica e tecnológica, como também traz mais benefícios com os frutos da inovação tecnológica para mais países e seus povos.
A China realiza cooperação ampla com os países parceiros na área da economia digital como cidade inteligente, pagamento móvel e comércio eletrônico transfronteiriço, apoia os países parceiros a estabelecer e aperfeiçoar os mercados de tecnologia, forma o centro de transferência tecnológica para a cooperação Sul-Sul junto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, impulsiona com esforços a cooperação entre instituições de ensino superior e de pesquisa científica, e ajuda os países parceiros na formação de talentos para a inovação.
Tal como observa o copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Bill Gates:
A China tem uma combinação incrível de conhecimento e experiências, mantém investimento na inovação científica e tecnológica, e é capaz de fazer contribuições únicas para o mundo por meio de compartilhar a sua tecnologia e lições.
Ainda no ano corrente, a China sediará o Terceiro Fórum Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional. Face ao futuro, a China continuará promovendo a cooperação inovadora da Iniciativa Cinturão e Rota, incentivará ao máximo o potencial da inovação, abrirá espaço mais amplo para a cooperação de ganhos compartilhados, e compartilhará mais “tesouro” para o desenvolvimento e a prosperidade comum dos povos de todos os países.
* Xi Pu é observador de assuntos internacionais baseado em Pequim, capital nacional da China
** Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum