GLOBAL

Irã notificou o Catar antes de ataque às bases americanas, afirma NYT

Emirado afirma que se reserva ao direito de responder e que não houve feridos

Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani e Aiatolá Khamenei em encontro no ano de 2020
Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani e Aiatolá Khamenei em encontro no ano de 2020Créditos: Khamenei.ir
Escrito en GLOBAL el

De acordo com o jornal New York Times, o Irã comunicou o Catar acerca do ataque à base militar dos EUA de Al-Udeid, realizado nesta segunda-feira (23) em retaliação aos bombardeios estadunidenses contra as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan.

Teerã “avisou com antecedência que os ataques estavam chegando para minimizar as baixas”, relata o jornal, citando três autoridades iranianas.

Em nota, o Conselho de Segurança do Irã afirmou que:

  • O número de mísseis utilizados nesta operação é equivalente ao número de bombas que os Estados Unidos usaram contra nossas instalações nucleares.
  • A base atacada pelas forças iranianas fica longe de instalações civis e áreas residenciais no Catar.
  • Esta ação não representa nenhuma ameaça ao estado amigo e fraternal do Catar ou ao seu povo.
  • A República Islâmica permanece comprometida em manter suas estreitas relações históricas com o Catar e em continuar seu desenvolvimento.

O Catar afirmou que pode retaliar as ofensivas iranianas.

“Afirmamos que o Estado do Catar se reserva o direito de responder diretamente, proporcionalmente à natureza e à escala desta flagrante agressão e em conformidade com o direito internacional”, disse Majed Al-Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, em um comunicado citado pela CNN.

“Temos certeza de que as defesas aéreas do Catar frustraram o ataque e interceptaram com sucesso os mísseis iranianos. Um comunicado esclarecendo as circunstâncias do ataque será emitido posteriormente pelo Ministério da Defesa”, disse Al-Ansari.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar