O Irã iniciou a sua operação de retaliação contra Washington nesta segunda-feira (23) ao atacar a base militar de Al-Udeid, no Catar, operada pela Força Aérea dos EUA.
Esta é a maior base militar americana em todo o Oriente Médio e é reconhecidamente um ponto estratégico para as operações de Washington na região. Segundo a emissora catari Al Jazeera, Al Udeid abriga cerca de 10 mil soldados estadunidenses.
Te podría interesar
O espaço aéreo do Catar foi fechado e, de acordo com a Axios, a Casa Branca já foi notificada da retaliação iraniana.
Fontes da imprensa israelense também alegam que houve um bombardeio a uma base estadunidense no Iraque, onde o Irã possui forte presença através de milícias aliadas, como o Kata'ib Hezbollah.
Te podría interesar
Veja vídeos:
Base de al Udeid
O local é a sede do quartel-general avançado do Comando Central dos Estados Unidos, do quartel-general do Comando Central das Forças Aéreas dos Estados Unidos, do Grupo Aéreo Expedicionário Nº 83 das Forças Aéreas Reais (Inglaterra) e da 379ª Asa Expedicionária Aérea das Forças Aéreas dos EUA.
O local foi estabelecido em 1996 e faz parte do arco de dezenas de bases militares estratégicas dos EUA ao redor do Oriente Médio.
Os Estados Unidos mantêm presença militar em pelo menos 19 bases no Oriente Médio, com cerca de 40 mil soldados e civis ativos na região. Essas bases estão distribuídas em países como o próprio Catar, além de Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Arábia Saudita, Jordânia e Egito.