RESGATE

Brasileira na Indonésia: web reage com memes de Lula após "apatia" do governo indonésio

Após o sumiço de Juliana Marins durante uma trilha na Indonésia, a família pediu ajuda de resgate e questionou o apoio do governo indonésio nas redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou alvo de imagens geradas por IA generativa enquanto internautas discutiam e questionavam a ação (ou falta dela) do governo da Indonésia no resgate de brasileira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou alvo de imagens geradas por IA generativa enquanto internautas discutiam e questionavam a ação (ou falta dela) do governo da Indonésia no resgate de brasileiraCréditos: Reprodução/Redes Sociais/Imagem gerada por IA
Escrito en GLOBAL el

Alguns internautas utilizaram Inteligência Artificial (IA) para reagir e expressar suas frustrações após as notícias sobre a reação do governo da Indonésia no resgate da brasileira Juliana Marins, que ficou presa próximo a um vulcão. A família de Marins alegou que o governo indonésio fez publicações falsas nas redes sociais sobre o estágio das buscas por Juliana.

"O Governo da Indonésia totalmente culpado pela falha no resgate da Juliana. E o povo querendo o Lula assim", escreveu uma internauta, que logo em seguida publicou uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pulando de um avião para resgatar Juliana.

A comoção foi tanta que o assunto chegou à comunidade internacional, com internautas questionando sobre os drones e o esforço do governo local no resgate. "Agora tem dois drones. Drones que podem entregar comida e água, e um cobertor, pelo menos. Por que nada disso está sendo feito?", perguntam.

Veja alguns memes:

 

 

 

Entenda

Juliana Marins desapareceu na última sexta-feira (20) após cair em uma área de difícil acesso durante uma trilha no vulcão Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia. Ela foi localizada nesta segunda-feira (23), e a diplomacia brasileira esclareceu que está em contato direto com a agência de resgates e salvamentos internacionais e indonésias para conseguir salvar Marins.

O pai da brasileira chegou a vir a público agradecer ao presidente Lula pelo esforço do governo no resgate de Juliana, que foi localizada cerca de 500m abaixo da trilha, imóvel, por imagens de drone.

Veja a nota do Itamaraty, na íntegra:

"Equipes do Agência de Busca e Salvamento da Indonésia iniciaram há pouco o terceiro dia do esforço de resgate de turista brasileira no Mount Rinjani (3.726 metros de altura), vulcão localizado na ilha de Lombok, a cerca de 1.200 km de distância de Jacarta. De acordo com informações recebidas pela equipe, a turista teria caído de um penhasco que circunda a trilha junto à cratera do vulcão.

Desde que acionada pela família da turista, a embaixada do Brasil em Jacarta mobilizou as autoridades locais, no mais alto nível, o que permitiu o envio das equipes de resgate para a área do vulcão onde ocorreu a queda, em região remota, a cerca de quatro horas de distância do centro urbano mais próximo. O embaixador do Brasil em Jacarta entrou pessoalmente em contato com Diretor Internacional da Agência de Busca e Salvamento e com o Diretor da Agência Nacional de Combate a Desastres da Indonésia, e tem recebido das autoridades locals os relatos sobre o andamento dos trabalhos. Dois funcionários da embaixada deslocam-se hoje para o local com o objetivo de acompanhar pessoalmente os esforços pelo resgate, que foi dificultado, no dia de ontem, por condições meteorológicas e de visibilidade adversas.

O Ministro das Relações Exteriores, em nome do governo brasileiro, também iniciou contatos de alto nível com o governo indonésio com o objetivo de pedir reforços no trabalho de buscas na cratera do Mount Rinjani".

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar