O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre a morte do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, falecido nesta terça-feira (13) aos 89 anos, vítima de câncer. Por meio das redes sociais, Lula declarou que o político era um exemplo no que diz respeito ao equilíbrio da luta contra desigualdades e a doçura.“Exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas”, afirmou.
“Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, escreveu Lula. “Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e o fim de todas as desigualdades. (...) A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária”, completou.
O presidente ainda destacou o histórico de Pepe, que nunca deixou de lutar mesmo aos 89 anos, e afirmou que o político unia a América Latina. Por fim, desejou que o amor de Mujica dado ao povo fosse dado de volta aos familiares neste momento triste, e desejou conforto a eles.
Figuras públicas como o presidente do Uruguai, Yamandu Orsi, e o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, também se manifestaram sobre a partida de Mujica. Por parte do governo brasileiro, manifestaram-se ainda o Itamaraty e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Te podría interesar
Atualmente, o presidente Lula está em agenda de viagem à China, onde está desde o último sábado (10). A expectativa é que o presidente retorne ao Brasil nesta quarta-feira (14).
O presidente em exercítio, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no país, em solidariedade aos uruguaios e aos familiares, e afirmou que Mujica foi quem melhor representou a política. "Decretamos luto oficial de três dias: deixou-nos hoje aquele que melhor sintetizou a razão da verdadeira política. A política feita com integridade, respeito democrático, senso de justiça e ousada capacidade de transformação da sociedade", afirmou Alckmin.
A relação de Lula e Pepe Mujica
Muito além de serem conhecidos popularmente por seus nomes públicos, Lula e o ex-presidente uruguaio compartilham uma relação especial, principalmente por serem líderes da esquerda na América do Sul.
Ambos compartilham alinhamento político e ideológico, defendendo a justiça social, além de compartilharem uma amizade sem igual entre os líderes globais: já chegaram a trocar elogios publicamente em diversos momentos, tendo Mujica visitado Lula durante a prisão na Operação Lava Jato, em 2018, em demonstração de solidariedade, e Lula visitou o uruguaio em sua chácara, em janeiro de 2023, ocasião na qual discutiram principalmente o fortalecimento do Mercosul.
Em 5 de dezembro de 2024, durante visita a Montevidéu, no Uruguai, onde fica a casa de Pepe Mujica, o presidente Lula condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o presidente referiu-se a Pepe como “a pessoa mais extraordinária entre os presidentes com quem conviveu”.
Lembre-se de Mujica
Nascido em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, no Uruguai, José "Pepe" Mujica foi um político uruguaio, conhecido internacionalmente por seu estilo de vida simples e por suas posições progressistas. Ele foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015, mas teve uma longeva vida política e, no período da ditadura uruguaia, chegou a ser parte da resistência por meio do grupo Tupamaros e já ficou 13 anos preso.
Mujica anunciou o diagnóstico de câncer em abril de 2024. Já em janeiro deste ano, ele afirmou que a doença havia se espalhado para o fígado e que tinha decidido não continuar com o tratamento.
Ele ficou conhecido como “o presidente mais pobre do mundo” justamente porque doava boa parte de seu salário como presidente para instituições de caridade.
Veja a íntegra da nota de Lula sobre o falecimento de Mujica: