DIA DA TERRA

Jane Fonda acusa Trump de fazer "um acordo com o diabo"

"Sabemos de que lado ele está. Ele está do lado da morte, está nos matando e matando a natureza da qual dependemos para viver", disse a atriz de 87 anos em entrevista nos EUA

Jane Fonda e Donald Trump.Créditos: Tim Aubry Greenpeace / Daniel Torok White House
Por
Escrito en GLOBAL el

"Sabemos de que lado ele está": A atriz e ativista Jane Fonda acusou o presidente dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira, de fazer "um acordo com o diabo", referindo-se ao seu apoio aos combustíveis fósseis.

"Está claro para qualquer pessoa com olhos para ver que o presidente Trump fez um acordo com o diabo, sendo o diabo a indústria dos combustíveis fósseis", disse ela em uma coletiva de imprensa ao lado de autoridades do Greenpeace.

Conhecido por seu ceticismo climático, Donald Trump denunciou o Acordo Climático de Paris ao retornar ao poder em 20 de janeiro. Desde então, ele prometeu "impulsionar" a mineração de carvão nos Estados Unidos e se comprometeu, de forma mais ampla, a apoiar os combustíveis fósseis por meio da desregulamentação.

"Essas regulamentações permitem que o povo americano e as pessoas ao redor do mundo respirem ar puro, bebam água limpa, e ele está disposto a sacrificar tudo isso", denunciou Jane Fonda.

"Então sabemos de que lado ele está. Ele está do lado da morte, está nos matando e matando a natureza da qual dependemos para viver."

Mas, "apesar das tentativas de Donald Trump de demolir o multilateralismo e minar os processos internacionais de proteção da natureza", "a esperança para o futuro do planeta ainda é possível", agindo para limitar a crise climática, argumentou a ativista americana de 87 anos.

"Não sei se as pessoas percebem o que está por vir, mas isso não é um ensaio para uma peça. Isso é a realidade, e devemos resistir com todas as nossas forças", implorou ela.

"Geralmente, no Dia da Terra (22 de abril, nota do editor), dizemos 'Reduza, reutilize, recicle'. Mas este ano, dizemos 'Reduza, reutilize, resista'."

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar