JÁ VAI?

Musk sairá do governo de Donald Trump nos próximos dias, diz portal dos EUA

Segundo a publicação "Politico", bilionário mais rico do mundo estaria pronto para deixar cargo vinculado diretamente à Casa Branca. Veja o que se sabe

Créditos: Divulgação/Casa Branca
Escrito en GLOBAL el

O bilionário Elon Musk, homem mais rico do mundo, deixará em breve o cargo que ocupa no governo norte-americano liderado pelo presidente Donald Trump. A informação é do portal dos EUA “Politico”, que afirma ter ouvido três fontes próximas dos dois que têm trânsito nos altos círculos de poder da Casa Branca.

Segundo o “Politico”, Trump estaria totalmente satisfeito com as ações empreendidas por Musk no chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), espécie de pasta semioficial criada para abrigar o magnata, que passou os dois últimos meses simplesmente demitindo dezenas de milhares de funcionários públicos, inclusive em áreas sensíveis como saúde e educação, sempre sob o pretexto de estar cortando gastos e melhorando o uso do dinheiro dos contribuintes.

A natureza do cargo ocupado por Musk, chamado de “funcionário especial de governo”, só permite que o indivíduo siga no posto, o isentando de cumprir medidas éticas e rompendo com as políticas que evitam conflitos de interesse, pelo prazo de 130 dias. Como o limite de tempo se aproxima, o dono da Tesla e da SpaceX sairá formalmente da cadeira, mas talvez isso não signifique um afastamento total da gestão Trump.

Essa possibilidade vem diante das fontes ouvidas pelo “Politico”, visto que duas delas afirmaram que o bilionário deverá seguir rondando a Casa Branca e auxiliando o presidente dos EUA de uma maneira informal. Diante da informação da saída do cargo, não pode ser deixado de lado o fato de que Musk e suas empresas passaram a ser alvos de graves ataques, até mesmo físicos, e de boicotes propagados por todo o mundo, o que poderia de alguma maneira estar relacionado com a saída dele agora do posto de comando do DOGE.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar