NEGOCIAÇÕES

Lula viaja ao Japão e Vietnã; saiba o que será discutido nos países asiáticos

Na primeira escala da viagem, o presidente brasileiro tem encontro marcado com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba

O presidente tem compromissos na Ásia.Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en GLOBAL el

O presidente Lula (PT) viaja, neste sábado (22), para o Japão, com escala em Houston, Texas, nos Estados Unidos. A partida está prevista para 21 horas, da Base Aérea de Brasília. A chegada deverá ser na noite de domingo (23).

Lula cumprirá agendas diplomáticas durante a semana e um dos principais objetivos da visita é conseguir do governo japonês um posicionamento concreto a respeito de um possível acordo comercial com o Mercosul. O tema será debatido em um encontro entre o presidente brasileiro e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.

As negociações entre o bloco sul-americano e o Japão já ocorrem há anos, porém, não avançaram de forma significativa. Diplomatas brasileiros apontam que a principal barreira está na resistência do Japão em relação à importação de carne brasileira, devido a questões sanitárias e fitossanitárias.

O governo Lula tenta acrescentar ao comunicado conjunto da visita uma declaração clara do interesse japonês em ratificar o acordo comercial.

Além da questão da carne brasileira, outra pauta importante é a apresentação do potencial do etanol brasileiro. O Japão possui 90% de sua matriz energética baseada em combustíveis fósseis e procura alternativas sustentáveis para a descarbonização.

Vietnã, segundo escala da viagem

Após a viagem ao Japão, Lula embarcará em uma missão estratégica para fortalecer os laços comerciais e políticos com o Vietnã, um dos principais atores da economia asiática.

A visita, marcada para os dias 27 a 29 de março, inclui uma delegação empresarial com representantes de gigantes como a Embraer e a JBS, em negociações que podem resultar em acordos bilionários.

Segundo apuração da Reuters, Lula deve convidar o Vietnã para participar da cúpula do BRICS, que o Brasil sediará em julho no Rio de Janeiro. O país asiático foi convidado no ano passado para se tornar um parceiro do bloco, mas ainda não se posicionou oficialmente sobre a entrada no grupo.

Na pauta econômica, destaca-se a negociação para abertura do mercado vietnamita à carne bovina brasileira, condição essencial para um investimento da JBS no país.

A empresa estuda construir um centro de processamento de carne no norte do Vietnã, seu primeiro na Ásia, com investimentos que podem chegar a dezenas de milhões de dólares.

Já a Embraer negocia a venda de dez jatos E190 para a Vietnam Airlines e busca oportunidades para comercializar aviões militares C-390, com um voo de demonstração previsto para maio.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar