O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante sua última coletiva de imprensa, realizada na quinta-feira (13), falou sobre as tratativas com o governo dos EUA para por um fim na guerra contra a Ucrânia. Além disso, o líder russo agradeceu as nações parceiras que atuaram para buscar a paz no conflito, entre elas, Putin citou o Brasil.
Como se sabe, o presidente Lula ofereceu a diplomacia brasileira para atuar como uma intermediária na busca por um processo de paz entre a Ucrânia e a Rússia. Porém, à época, Zelensky contava com o apoio direto do ex-presidente dos EUA, Joe Biden, e, por causa disso, esnobou as tratativas do mandatário brasileiro.
Te podría interesar
Em sua fala, Putin, além de agradecer o presidente Lula, isola Zelensky, pois, em suas palavras, o presidente russo faz questão de ressaltar os personagens que buscaram a paz e não estender o conflito armado.
"Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer o presidente dos EUA, Donald Trump, por estar dando tanta atenção ao conflito na Ucrânia. Muitos líderes... o presidente da República Popular da China, o primeiro-ministro da Índia, os presidentes do Brasil e da África do Sul, eles dedicam muito tempo a essa questão. Nós todos somos gratos a eles por isso", declarou Vladimir Putin.
Te podría interesar
Confira a declaração de Vladimir Putin no vídeo abaixo: