GLOBAL

"Roubo descarado": EUA sequestram avião presidencial da Venezuela, que reage

Secretário de Estado de Trump fechou sua turnê pela América Central levando aeronave de Maduro para os EUA

Dassault Falcon 8X
Dassault Falcon 8XCréditos: Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

O Governo da Venezuela classificou como um "roubo descarado" a apreensão de um avião Dassault Falcon 2000EX, que estava há meses em um hangar na República Dominicana e foi entregue aos Estados Unidos na última quinta-feira (5).

A operação contou com a participação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que estava em visita oficial ao país caribenho.

Em um comunicado divulgado no Telegram, Caracas denunciou a ação e afirmou que "tomará todas as medidas necessárias" para "exigir a devolução imediata da aeronave". O texto acusa Marco Rubio de ter ordenado a apreensão do avião da Petróleos de Venezuela (PDVSA), que estava no Aeroporto Internacional La Isabela.

"Seu ódio pela Venezuela agora o leva a cometer crimes abertamente", diz o comunicado, que descreve Rubio como "um delinquente disfarçado de político", utilizando sua posição para "saquear e despojar" a Venezuela de seus bens. "Seu ódio o transforma em um criminoso internacional, disposto a violar qualquer norma para prejudicar nossa pátria", acrescenta o documento.

A primeira tour de Rubio

Marco Rubio decidiu que sua primeira turnê seria pelos países da América Central. O novo chanceler dos EUA anunciou acordos com El Salvador - incluindo uma prisão no país para abrigar imigrantes deportados dos EUA de diferentes nacionalidades -, além de acordos com o Panamá - que resultaram na mentira de que o país autorizaria navios militares americanos a passarem pelo estreito sem pagar taxas.

Rubio também passou pela Guatemala, onde se reuniu com o presidente do país Bernardo Arévalo, além de ter passado pela Costa Rica. Fechou seu tour na República Dominicana, com o seu grande ato sendo o sequestro do avião venezuelano.

Segundo os EUA, “determinaram que há uma base para entrar com uma ação de confisco civil para recuperar a aeronave, com base em violações de sanções dos Estados Unidos, controles de exportação e lavagem de dinheiro”, afirmou o Departamento de Estado em um comunicado.

Marco Rubio escolheu os países da América Central como destino de sua primeira turnê como chanceler dos EUA. Durante a viagem, anunciou acordos com El Salvador, incluindo a construção de uma prisão no país para abrigar imigrantes deportados dos Estados Unidos de diversas nacionalidades. No Panamá, Rubio firmou acordos que, segundo ele, permitiriam a passagem de navios militares americanos pelo estreito sem o pagamento de taxas – alegação posteriormente desmentida.

A turnê também incluiu uma visita à Guatemala, onde Rubio se reuniu com o presidente Bernardo Arévalo, e à Costa Rica. O ponto alto da viagem, no entanto, ocorreu na República Dominicana, com a apreensão do avião venezuelano.

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, a apreensão do avião foi baseada em "violações de sanções dos Estados Unidos, controles de exportação e lavagem de dinheiro". Em um comunicado, o governo americano afirmou que "há uma base para entrar com uma ação de confisco civil para recuperar a aeronave".

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar