Nesta segunda-feira (24), o presidente da França, Emmanuel Macron, se encontrou com seu homólogo, Donald Trump, na Casa Branca.
Trump e Macron discutiram temas importantes, como barreiras tarifárias, o conflito na Ucrânia e outras questões internacionais. Mas o mais marcante da reunião foi o claro desencontro entre os dois líderes.
Te podría interesar
Desde o primeiro mandato de Trump, a relação entre Macron e o estadunidense foi marcada por uma amizade cheia de conflitos e cenas desconfortáveis.
Desta vez, durante uma conferência de imprensa, o chefe da Casa Branca afirmou que a Europa receberá com juros o dinheiro que foi dado à Ucrânia, enquanto os EUA não receberiam a devolução dos empréstimos.
Te podría interesar
No meio da frase, em uma cena absolutamente rara para encontros presidenciais, Macron interrompeu Trump e afirmou que o estadunidense estava mentindo.
Trump: “A Europa está emprestando dinheiro à Ucrânia. Eles recebem o dinheiro de volta.”
Macron: “Não! Na verdade, para ser franco, nós pagamos. Pagamos 60% do esforço total e foram, assim como os EUA, com empréstimos, garantias, subsídios e também fornecemos dinheiro real.”
Veja o vídeo (em inglês):
Se ficasse por isso, tudo bem. Mais tarde, Trump foi questionado sobre se chamaria o presidente russo, Vladimir Putin, de ditador.
Na hora, Macron começou a sorrir e se divertir com Trump, que fugiu do rito típico dos políticos dos EUA — adotando um tom pragmático para responder à pergunta —, ao afirmar que esse tipo de diálogo não é adequado em meio às negociações de paz para a Ucrânia.
Em outro momento absolutamente desconfortável, Trump tenta colocar a mão nos joelhos de Macron, que reage e entre quase em um braço de ferro para tirar as mãos do estadunidense do seu corpo.
Para finalizar, durante uma reunião online do G7, que contou com a presença de Vladimir Zelensky, Trump colocou Macron para se sentar no canto da mesa do Salão Oval, de maneira extremamente desconfortável e submissa.
Leia: VÍDEO: Trump humilha Macron durante coletiva de imprensa