DIPLOMACIA

BRICS 2025: Rio de Janeiro será sede do encontro da Cúpula dos Líderes

Evento internacional será realizado em julho e reforça posição da cidade como centro diplomático global

Evento internacional será realizado em julho e reforça posição da cidade como centro diplomático global.
BRICS 2025: Rio de Janeiro será sede do encontro da Cúpula dos Líderes.Evento internacional será realizado em julho e reforça posição da cidade como centro diplomático global.Créditos: Brics (Divulgação)
Escrito en GLOBAL el

O Rio de Janeiro foi oficialmente confirmado como sede da Cúpula dos Líderes do Brics 2025, que será realizada nos dias 6 e 7 de julho. O anúncio foi feito neste sábado (15) após uma reunião no Palácio da Cidade, em Botafogo, que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e de representantes do governo federal.

O prefeito Eduardo Paes comemorou a escolha em suas redes sociais, destacando a relevância do evento para a cidade.

"Nos orgulha muito representar o Brasil com as belezas da nossa cidade. O Rio, mais uma vez, capital do mundo, com o G20 no ano passado e agora o Brics. Quem sabe eu não consigo a assinatura do decreto presidencial tornando o Rio capital honorária do Brasil?", afirmou Paes.

O chanceler Mauro Vieira também ressaltou a importância da cúpula, enfatizando que a reunião trará discussões fundamentais para o desenvolvimento dos países-membros.

"Receberemos os chefes de Estado dos 20 países que integram o Brics, tanto membros plenos quanto parceiros, para tomar decisões cruciais para a cooperação e melhoria das condições de vida das populações desses países. Mais uma vez, o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional."

A escolha do Rio de Janeiro ocorre no contexto da presidência rotativa do Brasil no Brics, que teve início em 1º de janeiro de 2025. O grupo, inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, passou por uma ampliação e agora também inclui Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.

Rio reforça protagonismo global

Para a prefeitura, sediar a cúpula do Brics fortalece a posição estratégica do Rio de Janeiro como polo global para eventos diplomáticos e econômicos. O evento reunirá chefes de Estado, ministros e representantes de governos locais, além de membros da sociedade civil dos países-membros. 

A cúpula acontece apenas um ano após a cidade ter sediado a Cúpula do G20, consolidando o Rio como um centro de debates sobre a geopolítica internacional.

Planejamento e preparativos

Para organizar o evento, a prefeitura criou o Comitê Rio Brics, que será responsável por coordenar o "Calendário Brics Rio", reunindo eventos e atividades ao longo do ano. Além disso, o comitê participará de fóruns e comissões com representantes do governo e da sociedade civil, tanto no Brasil quanto internacionalmente, abordando questões estratégicas do grupo.

A Cúpula dos Líderes do Brics não apenas reforça a importância do Rio de Janeiro como palco de negociações globais, mas também promete impulsionar o turismo, o comércio e as relações culturais entre os países-membros e o Brasil, consolidando o evento como um dos mais relevantes do cenário internacional em 2025.

Com informações da Agência Brasil

 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar