Em discurso recente, o ministro das Relações Exteriores do Brasil Mauro Vieira afirmou que a inteligência artificial será uma das principais prioridades do Brasil no âmbito da cúpula dos BRICS.
O evento, marcado para junho deste ano no Brasil, reunirá Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Irã, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos.
Te podría interesar
"Os países do Sul Global precisam ser ouvidos se quisermos alcançar soluções sustentáveis para problemas duradouros e evitar uma nova exclusão digital entre países com diferentes níveis de desenvolvimento", afirmou o chanceler em discurso nestaa segunda-feira (10).
O Brasil preside o grupo e definiu como, outras prioridades quatro ações práticas, dedicadas ao fortalecimento institucional dos Brics (a quinta meta) e ao avanço de políticas de desenvolvimento sustentável.
Te podría interesar
São elas:
- Facilitação do comércio e investimentos entre os países do agrupamento, por meio do desenvolvimento de meios de pagamento
- Aprimoramento das estruturas de financiamento para enfrentar as mudanças climáticas, em diálogo com a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025)
- Estímulo aos projetos de cooperação entre países do Sul Global, com foco em saúde pública
- Fortalecimento institucional do BRICS.