Entre os 60 passageiros que estavam no avião que colidiu com um helicóptero na noite desta quarta-feira (29), em Washington D.C, estavam patinadores artísticos dos Estados Unidos e também da Rússia.
De acordo com informações da agência estatal russa TASS, os campeões mundiais russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam no avião da American Airlines.
Te podría interesar
A ex-patinadora Inna Volyanskaya, que competiu pela antiga União Soviética, também estaria a bordo, disse a TASS. Ela é treinadora do clube de patinação artística de Washington, segundo seu site oficial.
O US Figure Skating (Patinação Artística dos EUA), órgão que regula a modalidade no país, afirmou à Reuters nesta quinta-feira (30), que vários atletas estavam no avião que caiu perto do Aeroporto Nacional Reagan Washington.
Te podría interesar
A entidade informou que a aeronave levava atletas, treinadores e familiares que estavam retornando do Campo de Desenvolvimento Nacional realizado em conjunto com o Campeonato de Patinação Artística dos EUA no Kansas.
“Estamos devastados por esta tragédia indescritível e temos as famílias das vítimas nos nossos corações”, afirmou o comunicado.
O acidente
Um avião de passageiros e um helicóptero militar colidiram no ar sobre o rio Potomac, próximo ao Aeroporto Ronald Reagan, em Washington D.C, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (29). O acidente envolveu um jato Bombardier CRJ700 da American Airlines e um Sikorsky H-60 Black Hawk do Exército dos EUA.
A aeronave comercial transportava 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto o helicóptero levava três soldados. Segundo testemunhas, o jato estava em rota de aproximação para pouso quando ocorreu a colisão, causando a queda de ambos os veículos no rio.
Cerca de 300 socorristas foram mobilizados em barcos e helicópteros para buscar sobreviventes em meio às águas geladas do Potomac. As operações foram dificultadas pelas baixas temperaturas, ventos fortes e destroços espalhados. Até o momento, foram confirmadas 18 vítimas fatais, mas as autoridades ainda não divulgaram um balanço oficial e não há registros de sobreviventes.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar acompanhando a situação e manifestou solidariedade às famílias das vítimas. Em sua rede social Truth Social, o mandatário levantou questionamentos sobre o acidente, sugerindo que medidas poderiam ter sido tomadas para evitá-lo. "O helicóptero estava indo diretamente em direção ao avião por um período prolongado. Era uma noite clara, com as luzes do avião brilhando intensamente. Por que não houve uma manobra para evitar a colisão?", escreveu.
A Agência Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) abriram uma investigação para esclarecer as causas da tragédia. O Aeroporto Ronald Reagan foi fechado.
Veja vídeo que mostra o momento da colisão