OTAN

"É hora de mudar para uma mentalidade de guerra": chefe da OTAN dá recado sombrio

Mark Rutte quer ainda mais investimentos na indústria bélica dos países aliados aos EUA

Secretário geral da OTAN Mark RutteCréditos: OTAN
Escrito en GLOBAL el

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, fez um discurso assombroso nesta quarta-feira (15) durante uma reunião dos comandantes militares dos países membros da aliança.

Rutte, atendendo às pressões de Donald Trump - que exige que a aliança aumente seus gastos militares de maneira intensa nos próximos anos -, pediu que os países membros mudem de "mentalidade" ao longo do próximo ano.

"Para evitar a guerra, precisamos nos preparar para ela. É hora de mudar para uma mentalidade de guerra", disse Rutte. "E isso significa que precisamos tornar nossas defesas ainda mais fortes, gastando mais em defesa e produzindo mais e melhores capacidades de defesa", continuou o ex-primeiro-ministro holandês.

Nas últimas semanas, a Ucrânia vem sofrendo significativas baixas na guerra contra a Rússia, e a intensificação do envio de armas para os ucranianos por parte da OTAN não trouxe resultados expressivos no campo de batalha para Zelensky.

Apesar de Trump negociar uma paz para o leste europeu, há uma dose de ceticismo entre Rússia e Europa quanto à possibilidade de um acordo efetivo para encerrar o conflito no curto prazo.

Rutte reconheceu em seu discurso que o confronto entre a OTAN e a Rússia não está favorecendo o Ocidente. "Precisamos apoiar mais a Ucrânia para mudar a trajetória da guerra. Todos nós queremos que ela acabe. Mas, acima de tudo, queremos uma paz duradoura", completou o secretário-geral da entidade.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar