De LISBOA | A aviação militar israelense iniciou há pouco, na noite deste sábado (28), no horário local, um novo e devastador ataque a diversos pontos de Beirute. Segundo a imprensa dos países árabes e de Israel, inúmeras grandes explosões são ouvidas em diferentes áreas da capital libanesa. As autoridades ainda não reportam números de mortos ou feridos.
Na sexta (27), um ataque massivo utilizando bombas “bunker buster”, que perfuram o solo de concreto ou rocha para explodir abrigos subterrâneos, foram lançadas no subúrbio sul da cidade, o que resultou na morte do líder máximo do grupo Hezbollah, Hassan Nasrallah, além de outros comandantes da facção e de inúmeros civis, derrubando seis edifícios residenciais.
Te podría interesar
Segundo a rede de TV Al Jazeera, do Catar, e o portal israelense Times of Israel, um míssil balístico foi lançado há poucas horas pelos Houthis, grupo árabe alinhado ao Irã e sediado no Iêmen, tendo como destino o aeroporto Ben Gurion, em Telavive, justamento próximo ao horário em que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu chegava de volta ao país retornado da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. As IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) informaram que o projétil foi abatido “ainda fora das fronteiras de Israel”, mas não soube explicar por que sirenes antiaéreas foram soadas em várias cidades, inclusive na capital.
O porta-voz dos Houthis, Yahya Saree, disse em comunicado que “a operação foi realizada com um míssil balístico Palestine 2”, que de fato visava a chegada de Netanyahu no aeroporto Ben Gurion, acrescentando que “as forças armadas iemenitas, juntamente com todas as pessoas honradas e livres da nação, continuarão a responder aos crimes do inimigo israelense e não hesitarão em aumentar o nível de escalada em resposta às exigências do estágio e participar da defesa de Gaza e do Líbano”.
Te podría interesar
Também há poucos minutos, fontes do governo libanês confirmaram aos jornais em língua árabe que um local que fica a apenas 500 metros do aeroporto de Beirute, o único terminal internacional do país, foi atingido por um míssil disparado por caças israelenses, provocando grande destruição.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Henrique Rodrigues no Bluesky.