INVESTIGAÇÃO

Mistério: O que se sabe sobre caso da brasileira morta após cair do 17º andar no Vietnã

Rosimeiry Franco, natural de Boa Vista (RR), morava havia menos de um mês na cidade de Ho Chi Minh

Rosimeiry Franco.Créditos: Arquivo Pessoal
Escrito en GLOBAL el

O mistério continua rondando a morte da brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, que caiu do 17º andar de um prédio no Vietnã. A vítima era natural de Boa Vista, Roraima, e foi encontrada depois de despencar de um edifício em Phuoc Thien Street, na cidade de Ho Chi Minh. Ela estava nua.

A imprensa local informou que Rosimeiry e o namorado se mudaram da Irlanda para o Vietnã e tinham firmado um contrato de aluguel de curta temporada no imóvel, que funcionava como “hospedagem”. No momento da queda fatal, o homem estava com ela no apartamento.

Portais de notícias do Vietnã divulgaram que o namorado da brasileira teria cidadania irlandesa. Ele declarou às autoridades que dormia no momento do ocorrido. Depois de ser acordado, foi ouvido pela polícia e chegou a ser detido. O caso é investigado pela polícia do distrito de Thu Duc.

Familiares de Rosimeiry postaram nas redes sociais mensagens em que disseram que não receberam atualizações a respeito das investigações e que a dificuldade de linguagem e de horários (fuso) dificulta o recebimento de informações a respeito do caso.

A família tenta trazer o corpo para o Brasil e está recebendo orientações da embaixada. Também via redes sociais, um irmão da vítima confirmou que a embaixada está em contato com a família para orientar sobre trâmites burocráticos.

Uma campanha de financiamento coletivo em nome dos irmãos da brasileira busca arrecadar R$ 20 mil para o traslado do corpo. Até a manhã desta quarta-feira (7), tinham sido arrecadados mais de R$ 13 mil.

Ministério das Relações Exteriores anunciou, por meio de nota, que a Embaixada do Brasil em Hanói acompanha o caso e presta “assistência consular cabível” à família.

Vítima morava na Irlanda antes de ir ao Vietnã

Rosimeiry morava em Limerick, na Irlanda, antes de se transferir para o Vietnã. Ela se mudou para o país europeu em 2017, conforme apontam publicações nas redes sociais.

A mulher utilizava as redes para compartilhar a experiência como viajante. Ela trabalhava com o marketing de uma agência de intercâmbio na Irlanda.

No dia 17 de julho, Rosimeiry postou um vídeo de “despedida” do país europeu. “Quando você percebe que é hora de seguir seu coração e realizar mais um sonho”, disse. Nos comentários, amigos desejaram sorte no novo desafio.

A última visita ao Brasil foi em setembro de 2023. Ela desembarcou em Boa Vista e passou dois meses na terra natal. "Não vejo a hora de voltar", postou ela.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar