A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, conquistou número suficiente de apoios de delegados do Partido Democrata para ser oficializada como a candidata da legenda à Casa Branca e enfrentar Donald Trump na disputa pela presidência do país.
Na noite desta segunda-feira (22), após o presidente Joe Biden desistir de sua candidatura, a Associated Press (AP) divulgou um levantamento apontando que Harris já tem apoio de 2.579 delegados – sendo que são necessários 1.976 para a nomeação como candidata. Para chegar ao número, a agência de notícias fez entrevistas com os delegados e coletou declarações públicas dos mesmos.
Te podría interesar
A partir do dia 1º de agosto, os delegados votarão virtualmente para escolher a candidatura do Partido Democrata à presidência dos EUA e o nome deve ser anunciado até o dia 7 do mesmo mês.
Através do perfil oficial de suas campanhas nas redes sociais, Kamala Harris celebrou a notícia.
Te podría interesar
"Esta noite, estou orgulhosa de ter conquistado o apoio necessário para me tornar a candidata do nosso partido. Nos próximos meses, viajarei por todo o país conversando com os americanos sobre tudo que está em jogo. Tenho toda a intenção de unir o nosso partido e a nossa nação e derrotar Donald Trump".
Primeiro discurso após desistência de Biden
Nesta segunda-feira (22), a agora candidata Kamala Harris deu seu primeiro discurso após a desistência de Joe Biden do tíquete democrata para as eleições presidenciais de 2026.
Como nos EUA não existe diferença entre pré-campanha e campanha, já é possível chamar Kamala Harris de candidata, ainda que alguém tente tirar dela o título em uma eventual primária expressa no partido Democrata.
Harris afirmou: "Sou uma testemunha em primeira mão de que todos os dias o nosso presidente Joe Biden luta pelo povo e estamos profundamente gratos pelo seu serviço à nossa nação”, disse ela.
“Ele está se sentindo muito melhor e se recuperando rapidamente e espera voltar à estrada”, disse Harris.