CRISE CLIMÁTICA

Calor extremo atinge 160 milhões de pessoas e provoca mortes nos EUA

Temperaturas ultrapassam 50°C em diversas localidades; até o momento, oito mortes foram confirmadas

Regiões dos EUA registram temperaturas acima de 50°C.Créditos: Danne/Pexels
Escrito en GLOBAL el

Os Estados Unidos estão sendo atingidos por uma onda de calor extremo nos últimos dias, que já chegou a provocar a morte de oito pessoas, de acordo com agências locais. As temperaturas ultrapassam os 50°C em algumas áreas do país e já afetaram mais de 160 milhões de habitantes.

Entre as cidades que atingiram os dias mais quentes da história está Las Vegas, que atingiu 48,9°C. Já na Califórnia, os termômetros marcaram 53°C no Vale da Morte, um dos lugares mais quentes do mundo, onde um ciclista morreu devido ao calor. Seu colega chegou a ser hospitalizado, segundo responsáveis pelo parque nacional. 

Uma pessoa em situação de rua na cidade de São José, também na Califórnia, morreu devido às altas temperaturas. Nas redes sociais, o prefeito Matt Mahan anunciou que está providenciando abrigos para essa população. "Esta foi uma tragédia evitável e é exatamente por isso que estamos agindo com urgência para criar abrigos básicos e dignos para todos – não é compassivo deixar as pessoas sofrendo em condições não gerenciadas, desabrigadas e inseguras”, publicou.

Ainda na Califórnia, em Sacramento, um homem de 58 anos foi tido como a primeira vítima fatal da onda de calor extremo.

Já em Portland, cinco mortes foram confirmadas. As vítimas foram três homens, entre 33 e 87 anos, e uma mulher de 67, que morreu nesta terça-feira (9). A primeira morte foi registrada na última semana. 

Outras cidades que registraram altas temperaturas foram Washington, Oregon, Idaho, Nevada e sudoeste do Arizona. O professor da Faculdade de Ciências da Terra, do Oceano e da Atmosfera da Universidade Estadual de Oregon, Larry O'Neill, disse ao USA Today que a onda de calor estava “absolutamente fora do normal” em relação ao que ele viu nos anos anteriores.

“Temos ondas de calor que são uma parte natural do nosso sistema climático, mas as ondas de calor estão agora tornando-se mais intensas devido às mudanças climáticas”, afirmou o cientista.

Incêndios florestais

Um risco elevado pelo calor extremo é a ocorrência de incêndios florestais, que vêm sendo registrados em algumas localidades do país. 

Em Santa Bárbara, um incêndio chamado de Lake Fire destruiu mais de 10 mil hectares de floresta e provocou evacuação do local. Agora, o fogo ameaça chegar a Neverland, rancho que pertenceu a Michael Jackson.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar