O premiado rapper Macklemore lançou na segunda-feira, 6, a música Hindi's Hall, em apoio à causa palestina.
Em alguns minutos, o rap bombou nas redes sociais. Só no X, nesta terça-feira, já tinha atingido 8,1 milhões de visualizações.
Te podría interesar
No Instagram, teve mais de 500 mil likes em menos de 24 horas.
O rapper também foi alvo de muitas críticas de internautas pró-Israel.
Te podría interesar
Na letra, além de criticar a manipulação dos algoritmos pela Meta e o banimento do Tik Tok -- supostamente tentativas de calar críticas a Israel -- Macklemore diz que o presidente Joe Biden tem "as mãos sujas de sangue" e que não votará para reeleger o democrata em novembro próximo.
Macklemore informou que assim que a música estiver nos streamings, todo o faturamento será entregue à Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA).
O nome da música faz menção a um prédio da Universidade de Columbia que foi ocupado pelos estudantes e rebatizado com o nome da menina palestina que morreu de maneira dramática em Gaza.
Hind, que estava em um automóvel com familiares, chegou a conversar com a Crescente Vermelha palestina por telefone, narrou seu drama, mas só foi encontrada dias depois, morta.
Os dois homens que sairam para resgatá-la também foram mortos por Israel.
SUCESSO INDEPENDENTE
Em 2013, Macklemore furou a bolha com um rap independente com seu parceiro Ryan Lewis, que bateu no número um da revista Billboard -- a primeira vez que isso acontecia em quase 20 anos.
Porém, sua carreira entrou em estado de espera por conta de alcoolismo e dependência de analgésicos e opióides.
Em 2016, ele fez uma aparição ao lado do presidente Barack Obama, justamente para falar das dificuldades de enfrentar a doença.
Desde o início dos bombardeios a Gaza, Macklemore vem aumentando o tom em defesa da causa palestina.
Apesar de mais de 2 mil estudantes dos EUA terem sido presos pela polícia em acampamentos pró-Palestina em todo o país, o movimento ganhou força e está se espalhando pelo mundo.
Joe Biden venceu Donald Trump em quatro estados decisivos, em 2020, por pouco mais de 77 mil votos.
Por isso, a perda de apoio do democrata entre os estudantes é uma ameaça à sua reeleição, como indicado pelo próprio Macklemore na letra da música.