Nesta segunda-feira (6) está sendo realizado no Museu Metropolitano de Arte (MET) de Nova York (EUA), o tradicional Baile de Gala do Instituto de Trajes, mais conhecido como Met Gala.
O evento de arrecadação de fundos é um dos mais grandiosos e glamourosos do ano. Em 2023, o evento angariou quase 22 milhões de dólares para a ala de moda autossustentável do museu, destacando-se pelo seu tapete vermelho audacioso e uma lista de convidados exclusiva, meticulosamente selecionada por Anna Wintour, editora veterana da Vogue e executiva da Condé Nast.
Te podría interesar
Mas além da moda, outra item da pauta serão atos pró-Palestina na porta do MET. Pelas redes sociais circulam vídeos que mostram que manifestantes romperam bloqueio da polícia e se dirigem para o local do evento.
Ameaça de greve
Além dos atos em defesa do povo palestino, a edição deste ano do Met Gala foi marcada por outras tensões. O sindicato dos funcionários das publicações da Condé Nast, o Condé Union, que reúne empregados da Bon Appétit, GQ, Vanity Fair e Vogue, aumentou as apostas nas negociações contratuais de longo prazo, ameaçando em um vídeo no X (antigo Twitter) confrontar a gestão no Met Gala se não fossem atendidos à mesa de negociação.
Te podría interesar
"Faremos o que for preciso: encontre-nos à mesa ou encontre-nos no The Met na segunda-feira", avisa o Condeunion.
A crise foi evitada na madrugada desta segunda-feira, quando um acordo preliminar foi alcançado, dissipando a ameaça de paralisação e piquetes na maior noite da Vogue.
Estrelas convidadas
A lista de convidados do gala é um segredo bem guardado, mas espera-se a presença de figuras célebres como Bad Bunny, Chris Hemsworth, Jennifer López e Zendaya, que co-presidirão o evento ao lado de Wintour.
Celebridades como Rihanna também sugeriram em entrevistas que estarão presentes. Contudo, sem confirmações oficiais, restam apenas especulações e observações nas redes sociais sobre quais celebridades foram avistadas em Nova York durante o fim de semana.
Moda é o destaque
O grande destaque da noite, no entanto, continua sendo a moda. O tema do código de vestimenta deste ano, "Jardim do Tempo", parece referir-se a um conto de 1962 do escritor britânico J.G. Ballard, em que aristocratas em uma propriedade murada são ameaçados pelo avanço de uma multidão violenta. O tema também remete à exposição de primavera do museu, intitulada "Belas Adormecidas: Reavivando a Moda".
Acompanhe o perfil oficial do Met Gala 2024
Pelo perfil oficial do Met Gala 2024 é possível acompanhar a chegada dos convidados e convidadas.
Acompanhe aqui.