Desde a última sexta-feira (5), o bilionário Elon Musk tem comandado um esforço para defender extremistas de direita das punições da Justiça Brasileira.
O bilionário afirmou que não vai mais aceitar as ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal e foi incluído no inquérito das fake news.
Te podría interesar
Não é todo dia que um dos homens mais ricos do mundo entra em conflito com a soberania de um país (ao menos publicamente) e a controvérsia ganhou espaço nas manchetes internacionais.
Musk contra a Justiça
Os ataques do bilionário foram ressoados nos estadunidenses Washington Post: ‘Elon Musk desafia juiz brasileiro em ordem para bloquear contas do X’ e no Financial Times: ‘Brasil ameaça fechar rede social após conflito com Musk’.
Te podría interesar
Na imprensa britânica, a BBC se reservou à cobertura mais factual: ‘Musk desafia ordem de corte brasileira para bloqueio de determinadas contas no X’ e o Guardian - que tem uma postura mais crítica ao bilionário sul-africano - destacou a inclusão de seu nome nos inquéritos do Supremo: ‘Elon Musk enfrenta inquérito no Brasil após desafiar ordem judicial’.
No francês Le Monde, Musk atacou Alexandre de Moraes, ‘Abertura de investigação contra Elon Musk no Brasil após seus ataques contra um juiz’. No Spiegel, da Alemanha, o mesmo: Elon Musk ataca juiz brasileiro, que inicia investigação’.
Na América Latina, a história teve repercussão no El Universal. Na Argentina, o Pagina 12 deu destaque à acusação de "manipulação criminal e dolosa" contra o bilionário.
No russo RT, uma matéria de mais complexidade para explicar todo o conflito. ‘Elon Musk desafia o Supremo Tribunal Federal: o que está acontecendo?’.