ATAQUES DO MAGNATA

Fuck you, Elon Musk: Felipe Neto vai para cima de dono do X (ex-Twitter)

Influenciador digital se revolta com ataques do bilionário ao Governo Lula, a Alexandre de Moraes e à democracia brasileira

Felipe Neto.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O influenciador digital Felipe Neto usou as redes sociais neste domingo (7) e gastou o seu inglês para ir para cima do bilionário Elon Musk, dono do X – antigo Twitter. Neto se revoltou com os recentes ataques feitos ao Governo Lula, ao ministro Alexandre de Moraes (STF) e à própria democracia brasileira.

Os ataques começaram na última quarta-feira (3) com a divulgação do, assim chamado, Twitter Files Brazil, pelo jornalista americano Michael Shellenberger. O dossiê do profissional ganhou muito destaque em meios de extrema direita por expor supostas conversas entre o Judiciário brasileiro e a cúpula do escritório do Twitter no Brasil. Para o jornalista, os insistentes pedidos de retirada de portagens, perfis e entrega de dados de usuários que difundem fake news – a maioria de extrema direita – seriam “ameaças à liberdade de expressão e à democracia”.

Nos dias subsequentes o próprio Elon Musk passou a fazer ataques a Moraes e ao Governo Lula. Em relação ao ministro do Supremo, sugeriu que renunciasse ou sofresse um processo de impeachment.

“Fuck you, Elon Musk. Você não faz a menor ideia do que estamos enfrentando aqui no Brasil e o quão perto estivemos de sofrer um golpe de Estado. Especialmente por conta de neofascistas e teóricos da conspiração que você protege a qualquer custo”, disparou Felipe Neto.

De fato, Felipe Neto tem razão. Um dos combustíveis para o 8 de janeiro, e para outros episódios de arruaça golpista ocorridos entre 2022 e 2023, foi justamente a ampla divulgação de teorias conspiratórias que buscam desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, um dos mais seguros do mundo.

O Brasil reagiu aos ataques da extrema direita global. A Advocacia-Geral da União respondeu a Musk com um pedido de que voltasse à pauta a regulação das redes sociais. No Congresso, o deputado federal Orlando Silva (PcdoB-SP), que é relator do PL das Fake News, pediu que o texto volta a ser discutido. Mas tudo isso ainda parece pouco para Felipe Neto.

“Eu espero que o Twitter saia do ar no Brasil enquanto você for o dono”, finalizou o influenciador.