O mais forte terremoto dos últimos 25 anos, de magnitude 7,7, deixou sete pessoas mortas e 711 feridas na costa Leste de Taiwan, na manhã desta quarta-feira (3), pelo horário local. Foram emitidos vários alertas de risco de tsunami para o Japão e para as Filipinas. Os avisos foram cancelados após cerca de três horas.
Segundo o Gdacs (sigla em inglês para Sistema Global de Alerta e Coordenação em Situações de Desastre), órgão ligado à Comissão Europeia e à ONU, o primeiro tremor teve magnitude 7,5, e o segundo, de 6,5.
Te podría interesar
As autoridades afirmaram que 77 pessoas estão presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto. Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien.
Parte da cidade e Taipei ficou sem energia durante o tremor. Um vídeo mostra passageiros assustados dentro de um vagão do metrô.
Te podría interesar
Também foram sentidos tremores em cidades da costa da China, incluindo Xangai.
Ilha da Tartaruga
A Ilha de Guishan (Ilha da Tartaruga), no nordeste de Taiwan, cujas montanhas desenham o formato de uma tartaruga, teve um pedaço da "cabeça" da tartaruga destruído pelo terremoto. Imagens da ilha Imagens desfigurada circularam pelas redes sociais logo após o primeiro tremor. A destruição foi confirmada posteriormente pelo departamento taiwanês de turismo, citando o apoio de pescadores para a checagem.
O risco de haver vítimas no local é baixo, segundo o escritório local do departamento. A "cabeça" não é uma área de turistas e toda a ilha de Guishan estava fechada para visitantes no dia e sua costa não é itinerário para embarcações de observação de baleias.
Veja vídeo abaixo:
Com informações do Global Times