Dois poderosos terremotos - o mais forte deles de magnitude 7,7 na Escala Richter - sacudiram Taiwan, na Ásia Oriental, na noite desta terça-feira (2), manhã de quarta-feira (3) pelo horário local, provocando caos em uma região já familiarizada com abalos sísmicos. Autoridades locais e internacionais emitiram alertas de tsunami para o Japão e as Filipinas.
Relatos iniciais indicam que o epicentro do terremoto se deu próximo à costa leste de Taiwan. Autoridades locais informam que edifícios desabaram na cidade de Hualien e pessoas ficaram presas entre os escombros. Não há até o momento, entretanto, informações sobre vítimas.
Trata-se do terremoto mais forte a atingir a nação asiática desde 1999. O tremor foi tão devastador que autoridades de Okinawa, no Japão, emitiram alertas de tsunami.
Vídeos impressionantes que circulam nas redes sociais mostram o mar recuando rapidamente nas regiões costeiras japonesas - um indicativo de que ondas gigantes podem estar se formando. Nas Filipinas também foram emitidos alertas de tsunami e ordens de evacuação.
Especialistas alertam que a região, conhecida como o Círculo de Fogo do Pacífico, é altamente suscetível a terremotos devido à movimentação constante das placas tectônicas.
*Matéria em atualização
Veja vídeos do terremoto e do mar recuando no Japão