NÃO OLHE PRA CIMA

Musk foi a "Oscar" na hora da suposta live com Bolsonaro: resta saber quem mentiu

Bilionário esteve em evento criado por ricaços para se premiarem por "revelações" na ciência no momento em que teria combinado com Eduardo Bolsonaro a live com o ex-presidente brasileiro, que se irritou com o "bolo".

Eduardo e Jair Bolsonaro e Musk no "Oscar da Ciência".Créditos: Agência Brasil / Rede X
Escrito en GLOBAL el

Anunciada com pompas por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a noite deste sábado (14), a suposta live de Elon Musk com Jair Bolsonaro (PL) foi praticamente ignorada pela agenda do bilionário, que apareceu em fotos na cerimônia da 10ª edição do Breakthrough Prize, em Los Angeles, no momento em que estaria nas redes com o ex-presidente brasileiro.

Fazendo gracejos usando smoking no "red carpet", Musk participou do evento criado em 2021 por Sergey Brin, co-fundador do Google. Autoproclamado "Oscar da Ciência", a premiação é voltada para iniciativas de ricaços que acreditam que "revelaram" algo inovador ao mundo.

A jornalistas, Musk falou de sua obsessão em buscar moradia em outros planetas e, indagado sobre as eleições presidenciais nos EUA, afirmou que em 2032 a Inteligência Artificial seria eleita.

Enquanto isso, Bolsonaro buscava justificar junto à horda de apoiadores o "bolo" que tomou do bilionário na live.

Pela manhã, o ex-presidente anunciou a live durante evento em João Pessoa (PB) e o fato foi repercutido por sua rede de apoiadores na internet.

A conversa teria sido articulado pelo filho "03", Eduardo, que busca propagar a narrativa da "ditadura do judiciário" na internacional fascista. O anúncio gerou êxtase na rede bolsonarista após a repercussão das fake news do "Twitter files Brazil". No entanto, a presença de Musk no "Oscar" revela que o bilionário sequer colocou o compromisso com o clã na agenda.

Pouco antes do horário que estaria agendado para a live, entretanto, o perfil "Bolsonaro TV" anunciou que a live teria sido cancelada por conta do ataque promovido pelo Irã contra Israel. 

Mais uma fake news

O advogado Roberto Bertholdo, entretanto, afirmou neste domingo (14) que tudo não passou de uma fake news e que Bolsonaro estaria revoltado com Eduardo pelo fato de ter prometido uma live que jamais teria sido, de fato, marcada. Tanto é que Elon Musk não fez qualquer anúncio sobre a "entrevista" com o ex-presidente. 

"Bolsonaro informou hoje pela manhã que faria uma live com Elon Musk. Porém, o anúncio não passava de mais uma fake news, pois a tal conversa ainda não havia sido confirmada pelo multibilionário. Em virtude do desencontro, Jair teria ficado furioso com Eduardo Bolsonaro que antecipou que a live aconteceria ontem às 21h30, sem a devida confirmação por parte da assessoria de Musk. Durante toda a tarde de sábado, Jair tentou contato com o filho que se achava incomunicável, uma vez que ele estava voando de volta da Europa para o Brasil", detalhou Bertholdo. 

"Enfim, passaram vergonha novamente. Aí, usaram o ataque do Irã à Israel como desculpa para o 'cancelamento' da conversa prometida. Amanhã os Bolsonaro pedirão um comunicado de Musk que possa conferir “veracidade” à desculpa oferecida para o seu rebanho", prosseguiu o advogado.

Vídeo fake 

O perfil do aplicativo de vídeos lançado por Jair Bolsonaro, o "Bolsonaro TV", que vinha divulgando a suposta live do ex-presidente com Elon Musk, utilizou um vídeo fake ao dar a desculpa para o cancelamento do encontro 

A justificativa para a não realização da suposta live foi o ataque do Irã a Israel, mas na publicação o perfil utilizou um vídeo que se trata, na verdade, de uma imagem gerada por computação gráfica em 2022. 

Veja: